ATTILIO GHISOLFI BAROLO BUSSIA CRU BRICCO VISETTE 2017

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

ATTILIO GHISOLFI BAROLO BUSSIA CRU BRICCO VISETTE 2017

Um Barolo clássico, complexo e estruturado, um achado de minúscula produção de vinhedo Cru em Monforte d’Alba, com 95 Pontos Suckling e 94 Pontos Wine Enthusiast!

Selos e premiações

  • AK 94
  • JS 95
  • WE 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

180 min

Tempo de Barrica

30 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Complexo e estruturado, um clássico Barolo que nasceu em Monforte d’Alba, no Cru de Bussia, no Bricco Visette.

Pequeno vinhedo de grande renome, um "Cru" dentro do "Cru", Bricco Visette é um dos vinhedos mais antigos e mais valiosos da Itália, plantada há séculos, até da Barolo DOCG, antes da Itália virar um país unificado. São poucos produtores que possuem vinhas aqui, Ghisolfi entre os melhores.

Resultado de um minúscula produção (cerca de 1.000 caixas), com o máximo respeito ao meio ambiente, este é o vinho mais importante do Attilio Ghisolfi.

No livro “Barolo and Barbaresco” (University of California Press) a autora, e atual crítica da Wine Enthusiast, Kerin O’Keefe, diz que o produtor é “um dos tesouros de Monforte d`Alba que voa sob o radar, Ghisolfi produz vinhos de grande profundidade e elegância”.

Este tinto é uma obra-prima extraordinária da safra 2017 e é elaborado a partir de vinhas de Nebbiolo com idade média entre 30 a 50 anos. Após a fermentação com leveduras nativas, amadurece em grandes cascas de carvalho eslavo e francês por 30 meses e evoluiu em garrafa por cerca de 10 meses antes de ser comercializado.

De escura cor granada, típica dos Barolos, revela aromas elegantes de frutas vermelhas, como framboesa, groselha e romã, com notas florais e de eucalipto.

No paladar a fruta é protagonista, com sabores de cereja, ameixa e laranja. Traz ainda nuances de alcaçuz e especiarias, equilibrados com uma estrutura tânica notável e uma linda acidez.

Um Barolo poderoso e longevo, deve evoluir muito bem nos próximos 15 anos. Para apreciá-lo hoje, recomendamos aerar o vinho no decanter por cerca de 3 horas.

Harmoniza perfeitamente com ossobuco de vitela ou de cordeiro, risoto de cogumelos e com excelente companhia.

95 Pontos - James Suckling - Este é muito estruturado com muitos taninos mastigáveis ??e poderosos que emolduram o caráter extremamente atraente de cereja preta e morango. Extremamente estruturado e musculoso. Isso precisa de tempo para suavizar. Tente depois de 2025, para permitir que os taninos levemente austeros amoleçam.

94 Pontos - Wine Enthusiast - Aromas de eucalipto, terra queimada, rosa prensada e sândalo ganham forma lentamente no copo. Firmemente estruturado e elegante, o paladar ainda é jovem e austero, oferecendo cereja seca, laranja sanguínea, alcaçuz e especiarias emolduradas em taninos bem enrolados e granulados.

92 Pontos - Wine Spectator - Um tinto musculoso, cujos sabores de ameixa, cereja, mentol e terra estão bem fechados por enquanto. Taninos mastigáveis ??dominam o final longo e precisarão de tempo para resolver.

História

Attilio Ghisolfi é um produtor de vinho com sede em Barolo. A propriedade foi fundada em 1988 e é especializada em uma variedade de vinhos tradicionais piemonteses feitos de Nebbiolo, Barbera e Freisa, bem como Pinot Noir.

A propriedade cultiva aproximadamente 7 hectares (17 acres) de vinhas, incluindo uma parcela em dois dos mais prestigiados crus de Barolo - Bussia e Bricco Visette. Geralmente as vinhas são plantadas em solos de marga e calcário com uma variedade de aspectos e exposições diferentes. As vinhas são cultivadas com fertilizantes orgânicos e os tratamentos químicos são reduzidos ao mínimo.

O vinho Bricco Visette é um Barolo clássico produzido a partir das uvas Nebbiolo cultivadas no Cru Bussia Cru, em Monforte d'Alba. O Barolo Riserva é o ápice da coleção de Attilio Ghisolfi e, como tal, só é produzido em anos excelentes.

Com o objetivo de obter uma produção o mais ecologicamente possível, são efetuados nos vinhedos os tratamentos adequados com produtos à base de cobre e sulfato de menor impacto ambiental. Para manter a flora bacteriana do solo, apenas adubos de origem orgânica são usados e as ervas daninhas são mantidas sob controle por meios mecânicos, sem o uso de herbicidas químicos. Attilio Ghisolfi também produz Barbera d'Alba e Langhe Nebbiolo, bem como um espumante Método Clássico Extra Brut e uma grappa.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message