AURORE DE DAUZAC MARGAUX 2020
Eis o segundo vinho do Château Dauzac, lendário Grand Cru Classé de Margaux. A safra 2020 levou 92 merecidos pontos Suckling, está simplesmente espetacular!
Selos e premiações
- JS 92
Harmonize com
- Carnes
- Aves
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
120 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
Sobre o produto
O ano de 2020 foi quente em Margaux, permitindo às vinhas do Château Dauzac produzirem uvas perfeitamente maduras e de qualidade superior.
Os 45 hectares de vinhedos situados na denominação Margaux e os 4 hectares no Haut-Médoc são cultivados com técnicas biodinâmicas e a propriedade possui certificação orgânica e vegana.
Aurore de Dauzac é o segundo vinho do Grand Cru Classé Château Dauzac, um blend de 65% de Cabernet Sauvignon e 35% de Merlot que foi vinificado em aço e estagiou por 12 meses em barris de carvalho.
Este é um vinho ainda muito jovem, por isso deixamos no decanter por aproximadamente 120 minutos antes de degustá-lo.
No nariz é uma grande explosão de mirtilos, amoras e grafite. Em seguida apresenta toques herbáceos, que remetem a casca de árvore, chão de floresta e alcatrão.
Em boca, é um vinho solar, que remete a celebração e aqueles momentos onde sentimos que estamos vivendo a vida o mais leve possível. Com uma maravilhosa acidez, excelente corpo médio e taninos finos e elegantes. Estupendo!
Uma das harmonizações mais naturais para este vinho seria servi-lo acompanhado de um prato à base de cordeiro, mas também vai bem com cogumelos, trufas ou outros pratos da terra.
92 Pontos - James Suckling
Este vinho é limpo, focado e mineral, com aromas de mirtilos, amoras, casca de árvore e grafite. Corpo médio com taninos de grãos finos. Linear e fresco. 65% Cabernet Sauvignon e 35% Merlot. Vegano. Beba a partir de 2024.
História
O Château Dauzac, é um Grand Cru Classé de Margaux, de acordo com a classificação de 1855. Além disso, a propriedade tem o privilégio de ter 49 hectares de vinhedos em uma única propriedade, sendo que 45 hectares estão na denominação Margaux e 4 hectares na denominação Haut-Médoc.
O castelo está localizado próximo do estuário do rio Gironde, cuja influência no ecossistema da vinha é crítica. A propriedade ainda é protegida dos ventos oceânicos graças a 120 hectares de prados e florestas ao redor dos vinhedos.
Verdadeiramente distinto, o solo do terroir de Dauzac é composto por um banco profundo de cascalho, remanescentes de antigos terraços aluviais, que se assentam sobre um subsolo de argila e cascalho.
O segredo para o sucesso dos vinhos elaborados pelo Château Dauzac está na capacidade de compreender e gerir melhor este terroir e as suas várias parcelas, de acordo com as características de cada safra.
Este delicado trabalho de seleção de parcelas proporciona uma maravilhosa diversidade de vinhos com grande potencial.