BORGOGNO BAROLO CANNUBI 2015

Itália
Itália

BORGOGNO BAROLO CANNUBI 2015

Giacomo Borgogno & Figli é considerada uma dinastia! Um dos grandes nomes de Barolo junto com os conterrâneos Damilano, Rinaldi, Vietti e Voerzio. A tradicionalíssima propriedade foi fundada em 1761, embora hoje a família cite 1848 como a data de s

Selos e premiações

  • Signature
  • JS 94
  • WE 96
  • WS 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

48 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Cannubi é considerado o mais renomado Cru de Barolo, já mencionado em documentos históricos que datam de 1700.


Com características inconfundíveis que se expressam por meio de uma composição muito singular do terreno, o único em todo a Barolo DOCG com propriedades de solo tortoniano e helvético, pertencentes a duas épocas geológicas distintas.


Gera vinhos que são de longe os de maior elegância e longevidade em toda esta região vitivinícola.


A safra de 2015 foi excelente e produziu tintos potentes e de longa guarda na Barolo DOCG.


“O melhor desde 2010”, para James Suckling, que complementa dizendo que os vinhos “são estruturalmente ricos em taninos maduros, finos e poderosos”.


Exuberante e robusto, o Cannubi 2015 do célebre e tradicional Borgogno, amadureceu por 48 meses (4 anos) em grandes barris de carvalho eslavos e foi refinado por 6 meses em garrafa.


Em taça, encanta com uma cor vermelho rubi com reflexos violáceos. Oferece aromas exuberantes de frutas vermelhas e pretas, como amora, framboesa, ameixa e cereja, que se integram com notas de especiarias e um toque floral de pétalas de rosa.


Ao palato, revela toda a sua força. A estrutura firme harmoniza-se maravilhosamente bem com notas de framboesa, cereja fresca, tabaco e um toque levemente mineral, envoltos em uma acidez vibrante e taninos refinados. Um Barolo complexo e perfeitamente equilibrado!


Uma experiência para ser apreciada com a devida cerimônia e, no mínimo, uma hora no decanter. Se tiver paciência, será um momento ainda mais extraordinário nos próximos anos.


Impecável com carne de caça, cordeiro temperado com ervas finas e risoto de cogumelos.


96 Pontos - Wine Enthusiast - Aromas maduros de cereja Marasca, rosa e mentol se misturam com couro novo e cravo neste tinto estruturado e linear. O paladar firme e polido apresenta framboesa esmagada, raspas de laranja, alcaçuz e tabaco emoldurados em taninos refinados e tensos. Beba 2022-2032.


94 Pontos - James Suckling


94 Pontos - Wine Spectator

História

Giacomo Borgogno & Figli é considerada uma dinastia! Um dos grandes nomes de Barolo junto com os conterrâneos Damilano, Rinaldi, Vietti e Voerzio.


A tradicionalíssima propriedade foi fundada em 1761, embora hoje a família cite 1848 como a data de seu estabelecimento oficial, coincidindo com um documento datado de 1848 que atesta a primeira venda de um vinho Borgogno.


Responsável pelos Barolos favoritos de diversos czares da Rússia, de diversos Papas, também pelo vinho italiano mais caro já vendido em leilão (um Barolo da safra de 1886), dentro da comuna de Barolo, uma das 11 subzonas da Barolo DOCG, Borgogno reina.


Seus vinhos vêm exclusivamente de vinhedos Grand Cru, incluindo Cannubi, Liste, Fossati, Cannubi San Lorenzo e San Pietro Delle Viole são conhecidos por extrair a mais pura elegância da Nebbiolo.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message