CASALIBRE DE OTRO PLANETA CABERNET FRANC 2020
O Vinho Revelação do Guia Descorchados 2021, um Cabernet Franc de livro, daqueles vinhos para começar a beber e não querer parar.
Selos e premiações
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
- Aves
- Queijos
Teor Alcoólico
12.50%Temperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Franc
Sobre o produto
De Otro Planeta é uma linha de vinhos que são extremamente difíceis de explicar, mas que falam por si só - e que, definitivamente, não são deste mundo!
Um Cabernet Franc de cultivo 100% orgânico certificado, do vinhedo Los Guindos, no Vale do Maipo, onde as vinhas foram plantadas há 25 anos, em 1997. A plantação é isolada de qualquer outra para que não haja riscos de contaminação por fertilizantes ou qualquer produto químico utilizado por outros agricultores.
O vinho foi fermentado apenas com leveduras nativas em ânforas de argila, sem nenhuma adição de sulfitos. O envelhecimento ocorreu nas ânforas por 9 meses antes do vinho ser engarrafado sem clarificação ou filtragem.
Luca Hodgkinson, nascido no Priorato, é o enólogo responsável por esta criação. Mestre em Bordeaux, também foi o responsável pela conversão dos vinhedos da François Lurton para a agricultura orgânica, no Chile e na Argentina.
Em taça, tem uma cor vermelho rubi intensa e exala aromas de frutas madura, como mirtilos, cerejas e ameixa, com notas refrescantes de menta e toques de especiarias como pimenta preta recém moída e também alcaçuz, com nuances florais e de nozes.
Em boca é macio e expansivo, com uma acidez brilhante, que indica que esse vinho ainda pode se beneficiar de mais uns anos de guarda na adega, e taninos marcantes, de excelente qualidade e um final de boca médio, com toques de tabaco.
Perfeito para harmonizar com massas ou pratos com molho à base de tomate, além de combinar também com charcutaria e salada caprese com mussarela fresca.
94 Pontos + “Vinho Revelação” - Guia Descorchados
História
A Viña Casalibre nasceu com o objetivo de mostrar ao mundo um “outro lado do Chile” que ainda é tão pouco conhecido pelos consumidores de outros países.
Tudo começou quando Fred Skwara, nativo do Chile e fundador da vinícola, foi viajar para outro país com a sua família. Em um restaurante onde jantaram, Fred pediu ao sommelier um vinho que não era chileno.
Brincando, seu irmão o questionou o porquê desse pedido e o sommelier, um tanto quanto intrometido, que atendia outra mesa mas ouviu a conversa, respondeu: “porque ele quer um vinho que não seja tão chato quanto os chilenos”. Toda a família se encarou, chocados com o comentário que deixou a todos desconfortáveis, principalmente a mãe de Skwara, matriarca da família.
E é assim que a Viña Casalibre segue até hoje, elaborando vinhos disruptivos, de mínima intervenção humana desde o vinhedo, explorando alguns dos melhores terroirs do país.