Castello di Monsanto Chianti Classico DOCG 2018

Toscana IGT, Itália
Toscana IGT, Itália

Castello di Monsanto Chianti Classico DOCG 2018

O verdadeiro Chianti Classico, como sempre. O vinho "base" do Castello di Monsanto, absolutamente sinônimo de qualidade.

Selos e premiações

  • JS 95
  • V 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Canaiolo
  • Colorino
  • Sangiovese

Sobre o produto

Este belíssimo Chianti Clássico da Castello di Monsanto é fruto da incrível safra 2018, avaliada com cinco estrelas por Giovanni Manetti, novo presidente eleito do Consórcio da apelação. Fazendo jus à tradição da vinícola, este tinto mostra um lado muito autêntico do Sangiovese. Seus vinhedos ficam no coração de Val d’Elsa, em San Gimignano, entre 260 e 310 metros acima do nível do mar. Um terroir que pode deixar impressões únicas nos vinhos, como este Chianti Clássico que é muito expressivo mas sem perder o seu frescor e longevidade, graças à altura das vinhas. Em taça, apresenta uma cor vermelho rubi com reflexos granada. Aroma rico, intenso e complexo com notas de cereja preta e especiarias. Encorpado, com ricos sabores de frutas vermelhas, com frutas silvestres e um toque distante de tempero torrado e cravo, resquícios dos seus 12 meses em barrica. Tem taninos marcantes e de excelente qualidade, com um final de boca com muita fruta fresca e um final longo e vivaz. Para ser apreciado hoje, recomendamos decantar por 30 minutos antes de servir. Mas também seguirá evoluindo bem na adega por mais 4-6 anos. E, para harmonizar, aqui está uma escolha fácil para um clássico pici all`aglione, um prato toscano simples de macarrão espesso em molho de tomate picante e alho. 95 Pontos - James Suckling. - “Cedro, flores secas, cerejas e especiarias no nariz. De médio a encorpado, com taninos muito polidos, refinados e excelente comprimento. Isso tem uma estrutura linda. Precisa de dois ou três anos para amolecer. Excelente potencial. Tente depois de 2023”. 92 Pontos - Vinous.

História

Situado na região da Toscana (Itália), o Castello di Monsanto remonta a meados do século XVIII e durante cinquenta anos tornou-se a casa do bom Chianti da família Bianchi, tendo como seu fundador Aldo Bianchi, que desde a primeira vez ficou fascinado pela paisagem do local, nas verdes colinas de Val d'Elsa. A adega do Castello di Monsanto impressiona! Seu túnel subterrâneo, com cerca de 820 pés de comprimento, que serve também como adega de envelhecimento para um potencial total de 1.500 barris, é um dos mais deslumbrantes de toda a Itália e levou seis anos para ser construído à mão. A galeria, que conecta a nova adega com a original, está localizada abaixo do castelo e remonta a 1740. Desde 1996, a gestão do Castello di Monsanto passou para a terceira geração Bianchi. Hoje a propriedade possui 72 hectares de vinhas e sua produção anual é de 450.000 bt. Um tesouro da Toscana, com sabores de tradição e inovação.
Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message