ORNELLAIA BOLGHERI SUPERIORE 2017

Toscana, Itália
Toscana, Itália

ORNELLAIA BOLGHERI SUPERIORE 2017

Um dos maiores tintos da Itália, original Super-Toscano que virou objeto de desejo ao redor do mundo.

Selos e premiações

  • AG 97
  • D 96
  • JD 96
  • JS 97
  • RP 96

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

15.00%

Descanso

120 min

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Petit Verdot

Sobre o produto

“Solare” foi a palavra escolhida para definir esta excepcional safra para a Ornellaia.

Uma das mais quentes e secas para a região de Bolgheri, a Tenuta Ornellaia conseguiu equilibrar poder com finesse no seu vinho principal, que leva o nome da casa.

Um incrível blend de 56% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, 10% Petit Verdot e 9% Cabernet Franc, vinificadas separadamente por variedade e bloco em tanques de aço inox e concreto. A fermentação malolática terminou em carvalho (70% novo e 30% usado) e depois o vinho permaneceu na barrica por 18 longos meses e mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado.

E o vinho, de fato, releva expressão quente, fruto de uma safra especialmente ensolarada: tem caráter maduro e grande concentração, intensidade e poder - características que ano a ano definem o “gran vin” da prestigiada casa toscana.

Extremamente rico e complexo no nariz, apresenta nuances que vão de cereja e groselha a cedro, tabaco, alcaçuz, baunilha e mocha. Tem paladar concentrado, com taninos vigorosos, mas polidos e maduros, e em boa sinergia com acidez, corpo e álcool - está impecável. Com a possibilidade de envelhecer na guarda por 15-20 anos, já está se mostrando brilhante.

Se for desfrutar de sua juventude, não pule as duas horas de descanso no decanter e acompanhe-o de um suculento e macio ossobuco acompanhado de polenta trufada, de um brasato ao vinho ou de uma tábua de belos queijos maturados e embutidos artesanais. Se preferir guardá-lo, é certo que terá longo envelhecimento nas próximas décadas.

97 pontos - James Suckling

Um vinho grande e rico para a safra, já equilibrado e vívido, com firmes taninos de cereja que dão forma e intensidade ao vinho. Ele mostra grandes quantidades de amora, groselha preta e nozes. Taninos maduros e polidos. Dê mais três ou quatro anos para se integrar.

97 pontos - Antonio Galloni - Vinous

Um vinho esplêndido, que oferece cativante integração de riqueza e energia. Colher as uvas cedo foi a chave para essa safra. Jovem vinho de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc que foi colhido em agosto pela primeira vez em sua história, o 2017 oferece energética combinação de mocha, cedro, tabaco e alcaçuz, com curvas macias que adicionam sensualidade e fascínio. O 2017 é suntuoso e atrevido como os Ornallaias dos anos mais quentes tendem a ser, mas não é tão pesado ou exagerado. Em uma palavra: soberbo. Bebida de 2025 a 2042.

96 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate

A safra da Ornellaia é chamada de “Solare” e representa a 12ª edição da série da propriedade Vendemmia d’Artista apresentando a obra de arte de Tomás Saraceno. A bela arte dele retrata uma auréola solar radiante que é desejada como símbolo de sustentabilidade. O tema do brilho do sul e seu calor é particularmente bem situado para uma safra como esta. O Ornellaia Bolgheri Superiore 2017 é generoso e frutado com densa riqueza e concentração, dirigidas pelo menor e mais compacto tamanho de fruta que caracteriza essa quente estação de crescimento. Frutas pretas e roxas seguem especiarias, tabaco, couro e algumas lindas notas de azeitona do Mediterrâneo e sálvia. Estes diversos pedaços trabalham em perfeita harmonia. Os taninos são lindamente conduzidos aqui. Se você considerar a aproximação mais adstringente e áspero do vinho do meio Le Serre Nuove dell’Ornellaia, este vinho mostra todo um pouco nível de condução magnífica de taninos que pode não ter sido fácil a julgar o tamanho dos bagos. Este safra mostra um blend de 56% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, 10% Petit Verdot e 9% Cabernet Franc. O solo do vinhedo é caracterizado pela areia avermelhada com pedras calcáreas. O vinho é fermentado em aço inoxidável e cimento e transferido para barricas para terminar a fermentação malolática. Ele envelheceu por 18 meses seguido por mais 12 meses em garrafa.

96 pontos - Decanter Magazine

Na produção de 2017 do Ornellaia (um blend de 56% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, 10% Petit Verdot e 9% Cabernet Franc) foi reduzida em 15% em decorrência do calor. Conhecido por ser um dos mais poderosos e longevos vinhos de Bolgheri, ele não disfarça seu estilo. A propriedade foi uma das poucas capazes de esperar as chuvas na metade de setembro para colher as variedades tardiamente amadurecidas, tais como a Cabernet Sauvignon. Vinoso e com um caráter frutado e jovem de cassis, é crocante e concentrado no paladar, com sabores de cedro, acidez crocante e muitos taninos. Ele conduz para um final maduro e quente, mas ainda assim equilibrado. Não está propriamente pronto para beber e vai desenvolver complexidade com a guarda.

96 pontos - Jeb Dunnuck

De uma quente safra de Bolgheri, o Ornellaia 2017 é um blend de 56% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot e o resto praticamente metade Petit Verdot e Cabernet Franc que envelheceu por 18 meses em barril de carvalho. Ela não superou a 2016, mas oferece um lindo vinho, com complexas notas de frutas vermelhas e pretas, chocolate, ervas tostadas, alcaçuz e terra seca. Ele caminha para um Ornellaia encorpado com rico e concentrado palato, taninos maduros e que preenchem a boca, além de grande final. Ele mostra a safra quente e seca, apesar de continuar vívido e ter um toque de elegância. Eu continuei nessa garrafa por diversos dias e o vinho só melhora com o ar. É um lindo e elegante Ornellaia que vai evoluir por 30-40 anos ou mais.

94 pontos - Wine Spectator

Apesar de bem envelhecido, este vinho mostra sabores intensos de cerejas pretas, ameixa e barro que combinam com baunilha e especiarias doces. Harmonioso e acessível em um estágio mais jovem, mas vai ficar ainda melhor em alguns anos até que todos os componentes se equilibrem. Vibrante e longo. Melhor de 2022 até 2038.

História

A Ornellaia pertence à tradicional e renomada família Frescobaldi, que há 700 anos é um dos personagens mais importantes da história do vinho italiano, possuindo alguns dos mais prestigiados vinhedos do país - Attems (Friuli), Masseto, Danzante, Luce della Vite, Nipozzano, CastelGiocondo, Pomino, Ammiraglia, Castiglioni e Remole também fazem parte dos domínios dos Frescobaldi.

A Ornellaia é uma de suas propriedades mais emblemáticas. Foi fundada em 1981 na vila de Bolgheri (Toscana) pelo Marchese Lodovico Antinori, que plantou os vinhedos em 1982. O primeiro vinho tinto concebido pela vinícola foi o Ornellaia 1985, lançado em 1988. A safra 1991 deu origem a um novo vinho da propriedade, o Le Volte dell’Ornellaia, lançado em 1993. Mais tarde, em 1999, nasceu o Le Serre Nuove dell’Ornellaia, cuja safra inaugural foi em 1997.

Em 2002, a família Frescobaldi adquiriu 50% das operações da Ornellaia ao lado do produtor norte-americano Robert Mondavi. Três anos depois, em 2005, a totalidade da vinícola passou para o comando dos Frescobaldi. Desde então, além de cuidar dos vinhos principais de seu portfólio, a vinícola começou a lançar coleções especiais, em garrafas maiores, para celebrar os aniversários, além de dar origem à linha Ornellaia Vendemmia d’Artista, que tem a colaboração de artistas contemporâneos. Pelo cuidado que Frescobaldi dedica aos mínimos detalhes, os vinhos Ornellaia são tidos como vinhos de colecionador!

Whats App Message