COLLINA SAN PONZIO BAROLO DOCG 2019

Piemonte, Itália
Piemonte, Itália

COLLINA SAN PONZIO BAROLO DOCG 2019

Elegante e estruturado, um lindo Barolo elaborado pelo produtor artesanal Collina San Ponzio. Experimente!

Selos e premiações

  • JS 92
  • S 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Nebbiolo

Sobre o produto

Para muitos amantes do vinho, Barolo é o equivalente italiano à Borgonha francesa.

De fato, é difícil não concordar com isso. Assim como a Borgonha, Barolo tem clima frio, sucessão de colinas, vinhedos Cru e cultiva uma única uva, a Nebbiolo.

A safra 2019 na Barolo DOCG foi avaliada pelo Master of Wine e juiz do Decanter World Wine Awards Aldo Fiordelli com cinco estrelas. Para ele, 2019 foi uma safra que rendeu vinhos clássicos e ele explica “em Barolo, 'clássico' refere-se a estilos tradicionais, antiquados - uma safra 'clássica' é mais austera”.

Este Barolo foi feito a partir de uvas Nebbiolo cultivadas em uma pequena área de La Morra, uma das sub-regiões mais importantes dentro de Barolo, sede do Renato Ratti e Roberto Voerzio,, onde existem solos calcário-argilosos, que teve origem no Terciário-Mioceno.

O vinho estagiou por 24 meses em grandes bottis de carvalho.

Ao servirmos, este lindo exemplar da Collina San Ponzio mostra sua beleza já pela coloração vermelho-tijolo. Expressa, no nariz, leve mofo, aromas de marcenaria (serragem, madeira e ferro).

Em boca é elegante, complexo e apresenta toques florais de violeta, licor de cassis e traços salinos. Os traços salinos e taninos muito macios, típicos de La Morra, compõe com a acidez brilhante e nuances de carvalho no final.

Muito, muito, bom agora. Mas precisa de algum tempo no decanter para ajudar a integrar os taninos e mostrar a fruta. No descanso em taça mesmo já começa a abrir para o herbáceo de folhas rasgadas e expressa intensos aromas de cerejas, figos e rosas, além de couro novo, tabaco e de especiarias. Deve ser esplêndido em 6 a 10 anos.

Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas, experimente com um assado de panela ou um ragu.


92 Pontos - James Suckling

"Aromas de cerejas caramelizadas e ameixas vermelhas, com casca de limão seca, especiarias pretas, madeira de floresta. Corpo médio para encorpado com acidez excelente e taninos finos. Suculento, sexy, com nuances terrosos no final da experiência. Excelente agora, mas recomendo tomar após 2025."

92 Pontos - Sonoma Market

História

Fundada em 1878 por Pietro Balocco, a Collina San Ponzio homenageia a aldeia que leva seu nome, da qual nos montes mais altos, no Vergne, se vê a bela comuna de La Morra, lar anterior de suas vinhas.

Em 1978, seu filho, Antonino, recebeu uma medalha de mérito por completar o primeiro centenário do estabelecimento.

Com vinhas de 5 a 50 anos de idade, Nebbiolo é sua especialidade e, consequentemente, Barolos e Barbarescos são as jóias da casa. Mas a família produz uma gama de lindos brancos e também uma excelente Barbera d’Alba.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message