DE MARTINO LEGADO GRAN RESERVA CABERNET SAUVIGNON 2021
Elegante, tradicional e expressivo, este Cabernet Sauvignon orgânico tem potencial para evoluir por até uma década!
Selos e premiações
- GD 92
- TA 92
- WS 90
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Queijos
Teor Alcoólico
13.50%Descanso
30 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
Sobre o produto
A De Martino elabora vinhos inesquecíveis, de alta qualidade, no coração do Valle del Maipo, no Chile. Por lá, a agricultura tem manejo sustentável e técnicas de vinificação tradicionais, vinho que apresenta grande pureza, respeito ao de lugar e equilíbrio.
A Cabernet Sauvignon que dá origem a este Gran Reserva foi cultivada em parcelas de um único vinhedo no Maipo. A região possui clima temperado, com um verão seco e caloroso, o que ajuda com a maturação das uvas e se beneficia ainda da fria corrente marítima que desliza sobre e entre a Cordilheira da Costa.
Frutos de vinhas com idades entre 30 e 24 anos de cultivo 100% orgânico, a sua colheita é completamente manual e a fermentação se dá com leveduras indígenas. Após a fermentação malolática o vinho estagia por 12 meses em barricas francesas usadas.
Em taça, apresenta uma cor púrpura, de um tom violáceo brilhante. Traz boa complexidade no nariz, com amoras, cassis, violeta, grafite e terra.
A estrutura mostra boa firmeza pela combinação de taninos e acidez firmes.
Junto com o longo final, indica que há potencial para evoluir por até 10 anos, mas que também pode ser consumido desde já, de preferência na boa companhia de amigos e de um espaguete com ragu de carne ou de cogumelos. Carnes grelhadas ou cozidas não muito condimentadas também formam uma harmonização sem erro.
92 Pontos - Guia Descorchados
Elaborado num estilo muito fresco e elegante, este cabernet provém de vinhas plantadas no início dos anos 1990 na região da Isla de Maipo.
Envelhecido por um ano em foudres, este vinho mostra uma concentração em frutos vermelhos e notas herbais. Os taninos são firmes e suculentos, cheios de vitalidade. Para a adega ou para abrir com arroz com pato.
92 Pontos - Tim Atkin
90 Pontos - Wine Spectator
História
Em 1934 o italiano Pietro de Martino chegava ao Chile em busca de um lugar único para produzir vinhos. Foi assim que fundou a De Martino, no coração do Valle del Maipo.
Ainda na década de 1990, a vinícola embarcou em um projeto, até então pioneiro no país, para converter as práticas tradicionais de cultivo nos vinhedos em um processo 100% orgânico.
Com todo esse respeito ao sagrado terroir que elabora seus vinhos, o conteúdo engarrafado busca transmitir um sentido de lugar, pureza e equilíbrio. Por isso é tão importante o cultivo sustentável e o uso de técnicas tradicionais de vinificação.
Sob o comando do enólogo Marcelo Retamal, os vinhos refletem o lugar de onde vem, mostrando assim a diversidade única do Chile.