DE MARTINO SINGLE VINEYARD ALTO DE PIEDRAS CARMÉNÈRE 2017
Potente, frutado e perfeitamente equilibrado, um Single Vineyard da Carménère da Isla del Maipo, assinado pela centenária De Martino. Vibrante!
Selos e premiações
- JS 94
- RP 93
- TA 92
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Vegetarianos
- Árabe
- Aves
Teor Alcoólico
13.00%Descanso
30 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Carmenère
Sobre o produto
Um Carménère Single Vineyard do precioso terroir de excelência no Valle del Maipo, elaborado pela centenária De Martino Vineyards.
Este belíssimo varietal de Carménère nasceu de vinhas plantadas em 1992 no terraço aluvial do Valle del Maipo, com mescla de argila e cascalhos. Seu processo de vinificação contou com um estágio de 24 meses em foudres de carvalho de 2.500 litros, aportando estrutura, complexidade e longevidade ao vinho.
De coloração rubi com reflexos violáceos, este tinto entrega um bouquet de frutas escuras, principalmente ameixa madura e ameixa seca, com notas de grafite, madeira e especiarias.
Preenche a boca, com muita fluidez, apoiado em nuances de especiarias e cacau, com uma acidez deliciosa, e corpo médio para leve. Desce refrescando, com um picância no centro da língua e taninos presentes. Fantástico!
Excelente para beber agora, mas também para guardar na adega por alguns anos.
Harmoniza perfeitamente com excelente companhia, carnes vermelhas grelhadas, como um filet au poivre e risoto de cogumelos.
94 Pontos - James Suckling
Aqui há muitas ervas assadas, infundidas com carne seca, num fundo de amoras silvestres e mirtilos. Corpo médio a encorpado, alguns taninos bem estruturados e um final muito vibrante.
93 Pontos - Robert Parker
Eles não produziram seu Carmenere single-vinhedo em 2016, mas eu provei o Single Vineyard Alto de Piedras 2017 e também o 2018. Isso vai mais na direção de um clarete old-school, com álcool moderado (este é 13,3% ) e maturação para um ano quente e seco como 2017, quando colheram mais cedo. Dá para sentir o ano quente, mas o vinho é incrivelmente harmonioso. Tem uma textura fina e é sério e equilibrado, realmente impressionante.
92 Pontos - Tim Atkin
História
Em 1934 o italiano Pietro de Martino chegava ao Chile em busca de um lugar único para produzir vinhos. Foi assim que fundou a De Martino, no coração do Valle del Maipo.
Ainda na década de 1990, a vinícola embarcou em um projeto, até então pioneiro no país, para converter as práticas tradicionais de cultivo nos vinhedos em um processo 100% orgânico.
Com todo esse respeito ao sagrado terroir que elabora seus vinhos, o conteúdo engarrafado busca transmitir um sentido de lugar, pureza e equilíbrio. Por isso é tão importante o cultivo sustentável e o uso de técnicas tradicionais de vinificação.
Sob o comando do enólogo Marcelo Retamal, os vinhos refletem o lugar de onde vem, mostrando assim a diversidade única do Chile.