DE MARTINO VIEJAS TINAJAS MUSCAT 2020

Valle del Itata, Chile
Valle del Itata, Chile

DE MARTINO VIEJAS TINAJAS MUSCAT 2020

A renomada De Martino promove uma viagem ao passado da viticultura com este saboroso varietal de Muscat “laranja”, envelhecido em ânforas de terracota centenárias, que impressionam pela concentração, acidez e frescor.

Selos e premiações

  • AD 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

12.50%

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Muscat

Sobre o produto

De Martino desenvolveu a série Itata em referência ao terroir da sub-região dos vinhos ancestrais chilenos, resgatando a tradição dos primeiros trabalhos de viticultura do país, em meados do século XVI, na D.O. do Vale do Itata, a 22 quilômetros do Oceano Pacífico e 450 quilômetros ao sul de Santiago.

Viejas Tinajas, ou os “velhos jarros”, que batiza este rótulo, faz alusão justamente ao processo de fermentação e envelhecimento realizado em ânforas de terracota centenárias utilizadas na vinificação.

A uva branca Muscat é desengraçada e colocada em ânforas de terracota centenárias, conforme costume da região. A fermentação espontânea ocorre com as cascas e a maceração se dá por seis meses. Após a malolática, os sólidos são retirados e o vinho estagia mais seis meses nas ânforas. Não passa por clarificação nem filtragem.

Como resultado, De Martino apresenta sua abordagem própria do vinho laranja (branco macerado com as cascas).

Em taça, este lindo vinho apresenta um visual acobreado, indo para argila. Não à toa tinajas é o nome de potes, jarras, de argila, em espanhol. O nariz traz aromas de frutas amarelas, lichia, casca de laranja cristalizada com açúcar, terra e especiarias.

Porém, em boca o vinho se sobressai em finesse, apresentando grande estrutura, com taninos sutis e grande frescor, traços terrosos, embalado por grande tensão, concentração e acidez que encaminham para um final alongado repleto de especiarias.

Um vinho com forte personalidade e que vai harmonizar muito bem com carne suína, talvez um prime rib de porco Duroc grelhado, com um molho com toques agridoces.

93 pontos - Revista Adega

"Branco no estilo laranja elaborado exclusivamente a partir de uvas Muscat plantadas em 1975, com fermentação sem adição de leveduras exógenas em ânforas de barro centenárias, onde é mantido em contato com as cascas por seis meses. Exuberante nos aromas e franco nos sabores, mostra notas florais, terrosas, de especiarias e de ervas envolvendo suas frutas de caroço, tudo apoiado por vibrante acidez e textura firme e cremosa. Estruturado e denso como um tinto, impressiona pela profundidade, aliando com maestria concentração, tensão e frescor. Está ótimo agora, mas deve ficar ainda melhor nos próximos 10 anos. Álcool 12,5%."

História

Em 1934 o italiano Pietro de Martino chegava ao Chile em busca de um lugar único para produzir vinhos. Foi assim que fundou a De Martino, no coração do Valle del Maipo.

Ainda na década de 1990, a vinícola embarcou em um projeto, até então pioneiro no país, para converter as práticas tradicionais de cultivo nos vinhedos em um processo 100% orgânico.

Com todo esse respeito ao sagrado terroir que elabora seus vinhos, o conteúdo engarrafado busca transmitir um sentido de lugar, pureza e equilíbrio. Por isso é tão importante o cultivo sustentável e o uso de técnicas tradicionais de vinificação.

Sob o comando do enólogo Marcelo Retamal, os vinhos refletem o lugar de onde vem, mostrando assim a diversidade única do Chile.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message