DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS 1ER CRU “VAILLON” 2021

Borgonha, França
Borgonha, França

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS 1ER CRU “VAILLON” 2021

Um Chablis nascido no ensolarado vinhedo Premier Cru Vaillons, por um dos TOP 5 Produtores de Chablis.

Selos e premiações

  • JS 93

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • Frutos do marFrutos do mar

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Tempo de Barrica

8 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Christian Moreau é um dos melhores produtores de Chablis. Para o Sommelier, autor e enólogo Rajat Parr, famoso por ser extremamente habilidoso em degustações às cegas, considera a vinícola como parte dos TOP 5 Produtores de Chablis.

Os vinhedos da Domaine estão situados na margem esquerda do rio Serein, na famosa marga Kimmeridgian; uma mistura de argila, giz e fósseis marinhos, o que confere singular expressividade e mineralidade aos seus brancos.

Este belíssimo Chablis, vem de Vaillons, um dos melhores vinhedos Premier Cru da região, famosa por entregar sempre excelente mineralidade junto com boa fruta e corpo pleno.

As uvas de Chardonnay que elaboram este vinho são frutos de vinhas velhas, que têm de 63 a 73 anos. Colhidas manualmente, são transportadas em pequenos caixotes, que são descarregados por vibração para evitar o esmagamento das uvas. Após a fermentação, realizada com leveduras naturais, 60% do vinho estagiou por 9 meses em barricas de carvalho francês.

O resultado da safra 2021 foi um Chablis refrescante e cítrico com amplas quantidades de limão e mineralidade no nariz, transportando-se para o paladar maduro, frutado e concentrado. Muito texturizado na boca com maçã verde, limão, pêssego branco e um toque de especiarias. Rico e delicioso.


93 Pontos - Jasper Morris (Inside Burgundy)

Este 1er Cru e os Grands Crus foram feitos inteiramente em madeira de forma a manter cheio de vinho o stock existente de barricas. Amarelo pálido, com um pouco de amanteigado da madeira. Este domina ligeiramente o paladar com uma nota de acidez no final. Se resolverá no devido tempo. Beba de 2025-2028.

História

Em 1814, Jean Joseph Moreau fundou a vinícola J. Moreau et Fils em Chablis.

Em 1998, o grupo Boisset de Nuits Saint Georges comprou a empresa, porém, a partir da safra de 2002, a família Moreau retomou o empreendimento, com inteira liberdade de explorar, vinificar e comercializar os vinhos de seu “domaine”.

Direcionada por Christian e seu filho Fabien (a sexta geração da família de viticultores), a nova Domaine Christian Moreau Père et Fils está entre os dez melhores produtores destacados de Chablis no guia de Hugh Johnson.

Segundo Rajat Parr, um dos grandes e mais célebres sommeliers do mundo “A Domaine Moreau, faz vinhos minerais e elétricos , com uma precisão extraordinária. Os vinhos são todos perfeitos”. Parr lista em seu mais recente livro, seus 5 principais produtores em Chablis, Moreau é o número 4 na lista.

São 12 hectares de vinhedos nas denominações Chablis, Petit Chablis, Chablis 1er Cru Vaillon, Chablis Grand Cru Blanchot, Chablis Grand Cru Vaudésir, Chablis Grand Cru Valmur, Chablis Grand Cru Les Clos, Clos des Hospices. Desde 2010, a vinícola tem certificado orgânico para a grande maioria de seus vinhos.

Whats App Message