DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS “LES CLOS” GRAND CRU 2020

Borgonha, França
Borgonha, França

DOMAINE CHRISTIAN MOREAU CHABLIS “LES CLOS” GRAND CRU 2020

Brilhante e longevo, do notável Grand Cru Les Clos e assinado pelo renomado Christian Moreau. Um Chablis de excelente tipicidade e expressividade!

Selos e premiações

  • organico
  • TA 95
  • V 95
  • WS 93

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

9 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Sexta geração em Chablis, a família Moreau é uma das mais antigas e respeitadas desta belíssima e singular região ao norte da Borgonha.

Orquestrada por Christian Moreau e seu filho Fabien, a domaine possui 8 hectares de magníficos vinhedos entre os 92 de Grand Cru de Chablis. Do mais notável deles, o Les Clos, a propriedade dispõe de 3 hectares que vão da base ao topo do morro, divididos em três diferentes parcelas de vinhas com idade entre 45-75 anos.

Combinando este fascinante terroir Kimeridgiano ao ano mais quente desde a safra de 2003, encontramos um Grand Cru Les Clos complexo, de acidez plena e exuberante mineralidade, traz belíssima tipicidade e delicadeza incomparável.

De brilhante cor amarelo palha, 50% deste lindo branco amadureceu durante 9 meses em barricas de carvalho, enquanto o restante evoluiu em cubas reguladas de aço inoxidável.

No olfato, expressa instigantes aromas minerais de sílex, pêssegos e fumo, com expressões florais abundantes.

No paladar é intenso, com uma acidez viva e uma salinidade encantadora. Impressiona pela presença em boca e frescor brilhante. Sério e estruturado, um Grand Cru Les Clos para guarda, que deverá se tornar mais acessível nos próximos 3-5 anos e seguirá evoluindo pelos próximos 20 anos.

Harmoniza impecavelmente com conquistas e excelente companhia, lagosta, vieira e peixes delicados.

95 Pontos - Vinous (Neal Martin)

O Chablis Les Clos Grand Cru 2020 é limpo e fresco no nariz, um pouco mais austero que o 2019, mas maravilhosamente definido com talvez mais mineral. O paladar tenso e fresco tem uma salinidade maravilhosa e um final vibrante que veicula o calor do verão.

95 Pontos - Tim Atkin

93 Pontos - Wine Spectator

Um estilo rico, quase opulento, este branco oferece aromas e sabores de melão, maçã, bolo de limão e lanolina apoiados por uma estrutura viva. Termina com notas persistentes de praia e pedra, juntamente com uma sensação táctil.

História

Em 1814, Jean Joseph Moreau fundou a vinícola J. Moreau et Fils, em Chablis. Em 1998, o grupo Boisset, de Nuits Saint Georges, comprou a empresa. Porém, a partir da safra de 2002, a família Moreau retomou o empreendimento, com inteira liberdade de explorar, vinificar e comercializar seus vinhos.

Orquestrada por Christian e seu filho Fabien (a sexta geração da família de viticultores), a nova Domaine Christian Moreau Père et Fils está entre os melhores produtores de Chablis, destacado no guia de Hugh Johnson.

Segundo Rajat Parr, um dos grandes e mais célebres sommeliers do mundo, “a Domaine Christian Moreau faz vinhos minerais e elétricos com uma precisão extraordinária. Os vinhos são todos perfeitos”. Parr lista em seu mais recente livro, seus 5 principais produtores em Chablis, Moreau é o número 4 na lista.

São 12 hectares de vinhedos nas denominações Chablis, Petit Chablis, Chablis 1er Cru Vaillon, Chablis Grand Cru Blanchot, Chablis Grand Cru Vaudésir, Chablis Grand Cru Valmur, Chablis Grand Cru Les Clos, Clos des Hospices. Desde 2010, a vinícola tem certificado orgânico para a grande maioria de seus vinhos.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message