ESPORÃO PRIVATE SELECTION TINTO 2016

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

ESPORÃO PRIVATE SELECTION TINTO 2016

Um dos vinhos mais nobres da Esporão, um dos grandes vinhos do Alentejo!

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

0.00 °C

Uva/Corte

  • Aragonêz
  • Alicante Bouschet
  • Syrah

Sobre o produto

O Esporão Private Selection é uma continuidade do Esporão Garrafeira Tinto, que foi lançado pela primeira vez em 1987.

Inicialmente era produzido a partir das melhores barricas de Esporão Reserva, selecionadas ainda durante a maturação, mas hoje é resultado da combinação de parcelas únicas dos melhores vinhedos da Herdade no Alentejo.

Este tinto foi feito à base de Aragonez, Touriga Franca e Alicante Bouschet, assinado por David Baverstock, o enólogo luso-australiano eleito Enólogo do Ano duas vezes em Portugal.

Cada parcela foi vinificada e amadurecida separadamente, com o objetivo de explorar o potencial único de cada casta, respeitando os seus limites. A Aragonez iniciou fermentação alcoólica em lagares de mármore com pisa a pé e terminou em cubas de betão onde também realizou a fermentação malolática, para então finalizar com um estágio em balseiros de carvalho francês de 5 mil litros.

A Touriga Franca foi fermentada em lagares de mármore, também com pisa a pé e estagiou em barricas de 500 litros de carvalho francês, onde também fez a fermentação malolática.

Ambas as parcelas da casta Alicante Bouschet foram fermentadas separadamente em cubas de betão. Realizaram a fermentação malolática em barricas novas de carvalho francês de 500 litros.

Todas as castas envelheceram em torno de 18 meses em carvalho francês de segundo uso.

Este tinto entrega excelente complexidade aromática, revelando fruta preta madura, notas de cacau fresco e especiarias como pimenta branca recém moída. Tem textura sedosa, mas seu corpo é denso e firme, com deliciosa acidez e taninos bem estruturados, que lhe conferem incrível intensidade e persistência no fim de boca.

Um vinho excepcional, agora entrando no seu ápice, onde ficará por mais 5 - 8 anos.

Harmonizar com um ojo de bife, uma costela de boi, um cordeiro ao molho de ameixas.

História

A Herdade do Esporão estará para sempre na história dos vinhos portugueses por seu trabalho inovador e desbravador na região do Alentejo. A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos alentejanos para exportação, com a Herdade do Esporão.

Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas, é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message