FACCIN RIESLING ITÁLICO 2021
Harmonioso, mineral e sóbrio, uma versão natural de uma cepa rara.
Selos e premiações
- GD 91
Harmonize com
- Peixes
- Comidas Asiaticas
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
12.50%Temperatura
14.00 °CUva/Corte
- Riesling Itálico
Sobre o produto
A Riesling Itálica é uma uva pouca conhecida e rara de se achar. Diferente da Riesling, famosa principalmente pelo vinho alemão, esta é nativa do norte da Itália e Croácia. Hoje é quase extinta nos países de origem, porém ainda cultivada com muito sucesso na Hungria (Olaszrizling), Eslovênia e… no sul do Brasil.
Isso mesmo. Trazida por imigrantes do norte da Itália nas décadas de 1930 e 1940, a uva hoje é encontrada como base de muitos dos espumantes da Serra e Campanha Gaúcha.
Esta versão é rara, por ser um vinho branco varietal e também um vinho natural à base da uva. Sem filtração e com uso mínimo de sulfitos ou qualquer outro conservante, entrega uma experiência única.
A produção da família Faccin é limitadíssima, degustamos a garrafa número 25, de apenas 1000 produzidas para esta safra.
Em taça, a cor amarelo pêssego turvo se faz presente. Sentimos deliciosos aromas de fruta de caroço, como pêssego, com um toque sutil de abacaxi e nuances de kombucha, característica de muitos vinhos naturais.
Em boca, é equilibrado, com sabor de fruta de caroço, um gostoso frizz de kombucha e um toque de laranja. Não é um vinho excessivamente frutado. Amamos essa safra, que entregou uma acidez harmoniosa e ótima mineralidade .
Os puristas do vinho natural vão adorar este achado, muitos outros vão se surpreender. Se você gosta de Sauvignon Blanc mineral e sóbrio, este é um vinho natural nos mesmos moldes.
Uma experiência que vale muito a pena, um vinho único e distinto do nosso terroir no Sul.
Sugerimos harmonizar com comidas asiáticas picantes ou pratos leves à base de frutos do mar.
*Recomendamos deixar este vinho na horizontal por uns dias após receber e manter fora de sol ou ambientes úmidos. Para consumir nos próximos 12 - 18 meses.
91 Pontos - Descorchados
História
Em 1936, a família Faccin saiu da Itália e chegou no Rio Grande do Sul. Adquiriu umas pequenas parcelas de terra em Monte Belo do Sul e, desde então, vem produzindo uvas e vinhos. Hoje a propriedade e a produção são gerenciadas por Antonio Faccin e seu único filho, Bruno Faccin, que são a 3ª e 4ª gerações da família no Brasil.
A família Faccin tem como princípio exercer as Boas Práticas Agrícolas, respeitando sempre a fauna e flora. Este vinho foi elaborado com as melhores uvas da propriedade, selecionadas manualmente pela família, em vinhedos onde o meio ambiente é respeitado e protegido.
Hoje a propriedade está no processo de conversão para a viticultura orgânica. Apesar do seu tamanho, Faccin é hoje considerado pelos críticos um dos produtores da vanguarda do vinho natural no Brasil.