FEUDI DI SAN GREGÓRIO "CAMPO ALLE COMETE" BOLGHERI CABERNET SAUVIGNON 2016
Elegante e sedoso Cabernet do valioso terroir de Bolgheri, que remete a um excelente Haut- Médoc.
Selos e premiações
- AK 92
- JS 90
- WE 90
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Hamburguer
- Aves
- Queijos
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
60 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
Sobre o produto
Elegante e cheio de vida, este Cabernet Sauvignon reflete intensamente as características de um dos mais emblemáticos terroirs da Toscana, elaborado pela renomada Feudi di San Gregorio.
Em Bolgheri, a natureza permanece em estado original, com bosques que dominam as encostas paralelas à costa. À oeste, o sol brilha e reflete no azul do mar, a poucos metros dos vinhedos encravados entre áreas verdes e antigos olivais, com perfeita combinação entre solo e microclima. Nesse precioso terroir, alguns dos maiores “mitos da viticultura” Toscana são feitos: Ornellaia, Sassicaia, Solaia, também Argentiera e novos como a Montepeloso e Tua Rita (na sub-região no sul da DOCG, chamado Suvereto).
Blends de uvas francesas com uvas autóctones, estes foram os primeiros “Super-Toscanos” e são entre os vinhos mais cobiçados do país.
Neste panorama, a Feudi di San Gregório, uma das famílias mais importantes da viticultura do sul da Itália, entrou para concorrer, com sua propriedade Campo alle Comete.
A linha de entrada da casa é este 100% Cabernet Sauvignon. Em Bolgheri a “rainha” de uvas tintas encontra as condições ideais para sua maturação plena, neste vinho se expressa com muita personalidade e elegância.
Metade deste lindo tinto estagia por aproximadamente 6 meses em carvalho francês, que aporta complexidade e longevidade à exuberância da fruta.
De cor rubi brilhante, expressa intensas notas de cereja amarena, caramelo, que se desmancham e se integram com aromas de ameixa seca, licor de amêndoas e nuances levemente herbáceas, também sous-bois.
Em boca, entra como uma seda. Os sabores de ameixa seca e caramelo se repetem aqui, combinados com notas de cranberry e um toquezinho de iogurte e morango. Aos poucos o vinho abre, a acidez ganhando proeminência, os taninos voluptuosos e muito macios. Um vinho elegante, que aos poucos vão ganhando volume e deixam uma persistência marcante.
Para comparar em qualidade a um Cabernet de Napa Valley de entrada ou um Cru Bourgeois Haut Médoc, vinhos sairiam por R$300 a R$400 nas góndolas das grandes importadoras do país. Verdadeiramente este Bolgheri vale muito mais do que o preço sugere.
Combina muito bem com massas, especialmente um fettuccine ao ragu de costela, bife ancho acompanhado de legumes al dente e queijos gruyère ou gouda.
92 Pontos - Alykhan Karim
90 Pontos - James Suckling - “Um Cabernet Sauvignon toscano poderoso e ousado, com taninos bem cheios e macios, equilibrados por um toque de doçura no palato. Com um pouco mais de frescor aqui, isso teria uma classificação mais alta. Beba agora.”
90 Pontos - Wine Enthusiast - “Os aromas de cedro, groselha preta e flores azuis perfumadas são o centro das atenções neste tinto polido. O paladar elegantemente estruturado apresenta cereja Marasca seca e alcaçuz, juntamente com taninos de grão fino.”