ARTE DA VINHA FRANCAMENTE FRANC 2022

Campos de Cima da Serra, Brasil
Campos de Cima da Serra, Brasil

ARTE DA VINHA FRANCAMENTE FRANC 2022

 O vinho tinto brasileiro do ano, segundo o Guia Descorchados do Chile! Simplesmente a melhor expressão da Cabernet Franc em solo nacional. Apenas 600 garrafas produzidas.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos
  • VegetarianosVegetarianos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Arte da Vinha

Teor Alcoólico

12%

Temperatura

18 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc

Sobre o produto

Pontuado e premiado como melhor vinho tinto brasileiro pelo Guia Descorchados, Francamente Franc é a grande estrela da Arte da Vinha, o projeto enológico vanguardista de Eduardo Zenker e Gabriela Schäfer no Rio Grande do Sul

Com apenas 600 garrafas produzidas, as uvas são vinificadas segundo as diretrizes do vinho de vinificação ancestral (Vi,V.A.), a partir de Cabernet Franc do vinhedo parceiro da vinícola Sozo, em Monte Alegre, no terroir de Campos de Cima (RS). 

Produzido por meio de vinificação semi-carbônica de tanque aberto, com fermentação em cachos inteiros e estágio de 4 a 6 meses em barricas velhas de carvalho francês, Francamente Franc pode ser traduzido em uma grande característica: tipicidade.

Da coloração púrpura delicada inclinando para uma intensidade, apresenta as típicas notas herbáceas do varietal, com algum animal e frutas vermelhas e pretas. 

Em boca traduz toda a vivacidade e frescor da Cabernet Franc do sul da França. Repete a sensação de ervas, puxando para uma picância e elevando a complexidade com tabaco, porém mantendo muita maciez dos taninos finíssimos e final longo.

Carnes assadas com molho de ervas pode ser uma ótima companhia para harmonizar com este vinho. Vai muito bem com ensopados de verduras e leguminosas, a exemplo de uma sopa de lentilhas.

93 Pontos - Revista Adega

“Tinto de mínima intervenção elaborado exclusivamente a partir de uvas Cabernet Franc cultivadas em Monte Alegre dos Campos, com fermentação em cachos inteiros (sem adição de leveduras exógenas) e posterior estágio de cerca de 6 meses em barricas velhas de carvalho. Mais uma ótima safra desse vinho, que é uma das melhores interpretações da variedade em solo brasileiro. Privilegiando o frescor, a tensão e a vivacidade de suas frutas vermelhas e negras, tem acidez elétrica e taninos firmes e de grãos finos, que trazem fluidez e equilíbrio ao conjunto. De ótima tipicidade, tem final vertical e persistente, com toques terrosos, de ervas, de tabaco, de especiarias picantes, de groselhas e de amoras. Atenção com ele! Álcool 12%.

94 Pontos - Guia Descorchados

“Uma versão saborosa e fluida de Cabernet Franc, este vem de vinhedos plantados em solos basálticos da região de Vacaria, em Campos de Cima da Serra. Tem 4 meses de envelhecimento em barricas, e é uma ótima expressão varietal, com toques de ervas e tabaco, frutas vermelhas e leves toques de animais que lhe dão muito caráter. O corpo é fluido, com taninos muito finos e firmes, e acidez intensa e fresca para equilibrar e realçar os sabores frutados. Um vinho feito com mínima intervenção, mas com grande precisão, e um exemplo para os vinhos naturais brasileiros, nem sempre tão bem logrados como este”

História

A Arte da Vinha é um projeto enológico, que nasceu das mãos e da mente inquietas de Eduardo Zenker, agricultor, vinhateiro e empresário que elabora vinhos únicos desde 1999. Autodidata, manteve seus estudos e colocou em prática seu conhecimento, testando diferentes técnicas de vinificação, contando com vinhedos parceiros. 

Logo se tornou um dos vanguardistas da viticultura natural, ou de mínima intervenção. Contando com as habilidades de sua esposa e sócia nessa trajetória, a bióloga Gabriela Schäfer, Arte da Vinha produz um trabalho baseado na filosofia Vi.V.A. (Vinhos de Vinificação Ancestral), sempre com rótulos provocativos e bebidas sem filtragem, nem clarificação ou açúcar adicionado.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message