FRESCOBALDI CASTELGIOCONDO BRUNELLO DI MONTALCINO 2016

Toscana, Itália
Toscana, Itália

FRESCOBALDI CASTELGIOCONDO BRUNELLO DI MONTALCINO 2016

Deslumbrante e memorável, um Brunello da icônica Frescobaldi repleto de história e admiração da crítica internacional. Fascinante!

Selos e premiações

  • JS 95
  • RP 93
  • V 93
  • WS 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese

Sobre o produto

Propriedade histórica dos Frescobaldi, a Tenuta CastelGiocondo está situada a sudoeste de Montalcino, a uma altitude de cerca de 300 metros, um ponto ideal para a produção de Sangiovese.

Uma das quatro primeiras a elaborar Brunello di Montalcino nos anos 1800, sua importância histórica é representada no rótulo de CastelGiocondo pela figura de um condottiere, num famoso afresco do artista sienense Simone Martini. A representação do artista mostra Guidoriccio Fogliano, comandante das tropas de Siena que, em 1323, liderou o ataque ao castelo de Montemassi, um momento histórico que coincidiu com o início da aventura secular da família Frescobaldi no mundo do vinho.

Fruto de uma excelente safra, este belíssimo exemplar da 2016 apresenta uma belíssima cor rubi, com instigantes e complexos aromas de cerejas marasquino, frutas do bosque e folhas de chá, tabaco, hortelã e um sutil toque de canela e balsâmico.

Em boca é deslumbrante e envolvente, com taninos densos e aveludados que dão uma irresistível sensação cremosa ao palato. Acrescenta notas minerais, especiarias doces e um delicioso frescor. Esbanja equilíbrio e harmonia em um final de boca longo e memorável.

Para apreciá-lo hoje, recomendamos decantá-lo por cerca de 2 horas. Uma experiência que seguirá ganhando complexidade pelos próximos 10-15 anos.

Harmoniza muito bem com arte e boa companhia, com carnes de caça e pratos que levam funghi e queijos de ovelha. Uma boa sugestão é barriga de porco à pururuca ou com bife de chorizo feito na parrilla.

95 Pontos - James Suckling - Aromas de cerejas pretas e amoras com minerais e flores frescas, seguindo para um corpo cheio com taninos firmes e sedosos, polidos e intensos. Bela delicadeza e comprimento. Beba depois de 2023.

93 Pontos - Robert Parker

93 Pontos - Wine Spectator

93 Pontos - Vinous

História

A história da família Frescobaldi inicia há mais de mil anos e está intimamente ligada à história da Toscana. Há 700 anos, a família Frescobaldi conjuga tradição, experiência e inovação. Sempre foram muito visionários e a frente de seu tempo. Em 1855 introduziram na Toscana os primeiros vinhedos de castas francesas, até então desconhecidas, entre as quais estavam Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay.

O século 20 foi marcado pelo trabalho de Vittorio, Ferdinando e Leonardo Frescobaldi, que contribuíram ativamente para elevar a Toscana a uma posição de excelência no cenário vitivinícola.

A singularidade de Frescobaldi decorre precisamente da representação da diversidade da Toscana, das suas quintas e dos vinhos que expressam um caleidoscópio de aromas e sensações, provenientes das características de cada terroir individual. Da Tenuta Castiglioni, onde começaram os 700 anos de história vitivinícola da família, a CastelGiocondo nas colinas de Montalcino, ao atemporal Castello Nipozzano. Da joia escondida do Castello Pomino, até os novos horizontes de Tenuta Ammiraglia com vista para o mar, incluindo a Tenuta Perano, um anfiteatro natural no coração de Chianti Classico, terminando com Remole, que expressa todo o caráter da Toscana.

Whats App Message