FRESCOBALDI RÈMOLE BIANCO TOSCANA IGT 2019

Toscana, Itália
Toscana, Itália

FRESCOBALDI RÈMOLE BIANCO TOSCANA IGT 2019

Um vinho refrescante e intensamente encantador, assinado pela histórica Frescobaldi.

Harmonize com

  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • Frutos do marFrutos do mar
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

12.00%

Descanso

10 min

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Vermentino
  • Trebbiano

Sobre o produto

A história da Toscana está entremeada à da poderosa família florentina Frescobaldi (e não o contrário!). Registros históricos indicam que os Frescobaldi tinham relações comerciais com a Corte Britânica e com a Corte Papal nos séculos XV e XVI, além de serem muito bem relacionados com os banqueiros florentinos e com artistas como Donatello, Michelozzo Michelozzi e Filippo Brunelleschi.

De lá para cá, são mais de 700 anos de história e 30 gerações dedicando-se integralmente aos negócios da família. E a Villa di Rèmole é o berço desta tradição.

Feito a partir das uvas Vermentino e Trebbiano na Toscana pela histórica Frescobaldi, este vinho branco traz frescor e muita exuberância.

Em taça, esbanja uma coloração amarelo-dourada com notas esverdeadas. Seu frescor se impõe logo ao primeiro giro da taça, exalando notas de frutas brancas maduras, maçã docinha, que lentamente deixam espaço para notas cítricas e florais delicadas.

No paladar, a intensidade é bem equilibrada com a vivacidade fresca e o sabor delicado. Muita acidez na boca, estimula a salivação e exibe corpo bom, levemente untuoso. Ele se abre em camadas, com volume impressionante, um quê de própolis, bem leve, uma picância de zest de limão no final longo, que cobre a língua.

É um vinho delicioso para ser bebido como aperitivo (sozinho, sem o acompanhamento de comida), já que sua acidez acentuada vai ajudar a abrir o paladar.

Mas, para gastronomia, será ótimo para harmonizar, por exemplo, com uma paella de frutos do mar, um atum selado com crosta de gergelim ou uma quiche de palmito.

História

No minúsculo vilarejo de Val di Pesa, na Toscana, Itália, estão os primeiros registros da produção vitivinícola da família Frescobaldi. Foi no ano de 1056 que fundaram a Tenuta Castiglioni, propriedade que até hoje faz parte do que mais tarde viria a se tornar o grupo Marchesi Frescobaldi.

Muita coisa aconteceu desde então. A família mudou-se para Firenzi e tornou-se uma das mais influentes da cidade - mantendo, inclusive, relações com a Coroa Britânica e com o Colegiado Papal. Introduziram as primeiras variedades francesas em solo toscano e ano após ano foram aumentando o tamanho deste Império.

Hoje, quase mil anos a partir do início da história na vitivinicultura, a família é uma das mais celebradas da Toscana. Além da histórica Tenuta Castiglioni, o grupo é formado pelas propriedades Castello Nipozzano, Tenuta CastelGiocondo, Castello Pomino, Tenuta Ammiraglia, Poggio a Rèmole, Tenuta Perano, Ornellaia, Masseto, Danzante, Tenuta Luce della Vite, Gorgona e Attems.

Whats App Message