FRESCOBALDI TENUTA CASTIGLIONI TOSCANA IGT 2018

Toscana IGT, Itália
Toscana IGT, Itália

FRESCOBALDI TENUTA CASTIGLIONI TOSCANA IGT 2018

Elaborando vinhos desde 1300, todo o knowhow da Frescobaldi traduzido neste toscano picante, encorpado e persistente.

Selos e premiações

  • JS 91
  • WE 90

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Cabernet Franc
  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Sangiovese

Sobre o produto

A propriedade Castiglioni na Toscana, tem sido um símbolo na tradição da vinícola Frescobaldi. Instalados na região desde 1300, a produção de vinhos toscanos, apreciados tanto pelo Papa quanto pela corte inglesa de Henrique VIII no século XVI, começou nesta propriedade.

Os vinhedos do Tenuta Castiglioni estão situados nas colinas suaves de Val di Pesa, em solo argiloso, que é ideal para realçar o aroma frutado dos vinhos. O pontuado Tenuta Castiglioni Toscana IGT 2018 é um blend delicioso elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Sangiovese.

Após a vindima, e a maceração dos frutos, o mosto seguiu para a fermentação em cubas de aço com temperatura controlada. Terminada a fermentação alcoólica, deu-se a fermentação malolática. O envelhecimento do vinho ocorreu em barricas de carvalho por 12 meses, período que cores, aromas e sabores se desenvolveram em perfeita harmonia.

Em taça, o Tenuta Castiglioni Toscana tem uma bela cor vermelho-rubi com tons de roxo. No nariz, tem aromas intensos de amoras, groselhas e muita especiaria, como pimenta, cravo e notas sutis de alcaçuz. Em boca é suave e envolvente, com um toque de acidez que lhe confere uma frescura maravilhosa e final persistente e picante.
Um vinho excelente para acompanhar carnes vermelhas e de caça, além de queijos maturados. Cai bem com carré de cordeiro e cuscuz marroquino, e com picanha assada no sal grosso.

91 pontos - James Suckling - Muita fruta, bem como aromas de nozes e baunilha e notas de flores. Tem corpo médio com taninos redondos e final frutado. Beba e aproveite.

90 pontos - Wine Enthusiast - Uma mistura de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Sangiovese, oferece aromas de frutas negras, mocha e especiarias de cozimento. O paladar polido mostra geléia de amora, alcaçuz e espresso ao lado de taninos finos. Beba até 2027.

História

Propriedade da família desde o século XI, Castiglioni é o ponto de origem da produção de vinho para a família Frescobaldi. Documentos indicam que os vinhos eram produzidos desde 1300 na propriedade que se estende ao longo da antiga Via di Castiglioni, construída pelos romanos para unificar o norte da Toscana e Roma.

A família também foi responsável por introduzir na região variedades de videira até então desconhecidas na Toscana, incluindo Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Nero e Chardonnay.

A área já era famosa naquela época pela qualidade de suas colheitas agrícolas e foi durante séculos o centro do intenso tráfego comercial e escolhida como local para luxuosas vilas romanas. O brasão da família Frescobaldi, com a coroa, o escudo e três fortalezas, representa também Castiglioni, em memória e reconhecimento dos 700 anos de história vitivinícola que começou na propriedade.

Gustavo Jazra

Curador(a)

Gustavo Jazra
Whats App Message