HERDADE DO ESPORÃO VINHO DE TALHA MORETO (NATURAL) 2018

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

HERDADE DO ESPORÃO VINHO DE TALHA MORETO (NATURAL) 2018

Elegante vinho de talha alentejano, de vinhas velhas da Herdade do Esporão

Selos e premiações

  • Natural

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Moreto

Sobre o produto

No Alentejo, o caminho do vinho de talha começou há mais de 2000 anos. Hoje, esta técnica milenar, encontra-se em extinção mas ainda existem algumas vinícolas que mantêm este património vivo, como a renomada Herdade do Esporão.


Esta técnica muito particular distingue-se de qualquer outra forma de produzir vinho desde o primeiro momento. Inicia-se pela seleção criterioso das castas, neste caso a Moreto, advindas de vinhas de 80 anos, e que depois de desengaçadas e esmagadas, são colocadas nas ânforas de barro para iniciarem a fermentação.


Quando a fermentação termina, é adicionado azeite para selar a talha e evitar o contato direto do vinho com o oxigênio. O resultado é um vinho mais oxigenado, complexo e frutado. Em taça, reluz um lindo rubi brilhante, repleto de elegância. Aromas vivazes de frutas silvestres, como ameixa fresca, cereja, um toque de chocolate amargo, com nuances minerais de pedra quebrada e um final levemente floral e de especiarias.


Em boca, uma verdadeira explosão de cerejas e de tâmara, com uma excelente mineralidade. Após decantar por duas horas, sobressaíram sabores de caramelo e marmelada. Aveludado e de corpo médio, com taninos presentes, uma acidez brilhante e ótima persistência. Bem equilibrado, não reflete os 14% de álcool. Estupendo! Beber agora ou nos próximos 3-5 anos.


Ideal para harmonizar com queijos secos, como parmesão e pecorino, com uma deliciosa massa à bolonhesa ou um risoto ao funghi. 89 Pontos - Robert Parker -” O Moreto Vinho de Talha 2018 é envelhecido em ânforas revestidas com resina. Ele vem com 14% de álcool.


Esta é apenas a segunda safra que vejo, mas comecei a gostar desse engarrafamento algo diferente. Mostra terrosidade à vista, mas acrescenta fruta bonita, alguns morangos maduros e taninos notáveis.


Parece feito para envelhecer bem. O tânico, o tornou um pouco difícil de abrir, mas fiquei surpreso com a rapidez com que veio em uma hora ou mais. Então, dê algum tempo, se puder. Isso é muito divertido e eu gosto desse algo diferente. Proveniente de vinhas velhas (cerca de 80 anos), foram produzidas 388 caixas”.

História

A Herdade do Esporão estará para sempre na história dos vinhos portugueses por seu trabalho inovador e desbravador na região do Alentejo. A família Roquette foi pioneira na produção de vinhos alentejanos para exportação, com a Herdade do Esporão.


Nos últimos anos se instalaram no Minho, região do Vinho Verde, mas seu maior sucesso fora do Alentejo, sem dúvidas é a Quinta do Crasto, no Douro, uma das referências na produção de vinhos modernos e à frente da renovação das práticas enológicas na região.

Whats App Message