IL MOLINO DI GRACE CHIANTI CLASSICO RISERVA 2016

Toscana, Itália
Toscana, Itália

IL MOLINO DI GRACE CHIANTI CLASSICO RISERVA 2016

Feito por uma das “Top 50 Melhores Vinícolas do Mundo”, 95 Pontos pela Wine Spectator, este Chianti Classico Riserva é uma seleção do melhor de uma safra excepcional na Toscana!

Selos e premiações

  • bestSellers
  • organico
  • Signature
  • AG 93
  • D 93
  • WS 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese

Sobre o produto

Considerado pela Wine Spectator #1 Chianti Clássico Riserva da safra 2016, este achado é exclusivamente disponível pela curadoria do Sonoma Market.


Chianti pode ser produzido em 8 sub-regiões da Toscana. Sempre à base de Sangiovese, pode também levar Canaiolo, Colorino, e hoje até Merlot, Syrah e Cabernet.


Já o Chianti Clássico é diferente. É a melhor das sub-regiões e é, historicamente, o rótulo mais importante da Toscana. Aqui os vinhos são distintos, a extração da Sangiovese mais pura, os vinhos mais longevos, os taninos mais finos e aveludados, o potencial de melhorar na guarda é muito maior. Quase nenhuma propriedade mostra a finesse e tipicidade que o Chianti Clássico pode oferecer quanto o Il Molino di Grace, tanto que foi considerada entre as “Melhores 50 Vinícolas do Mundo” em 2015 pela revista Wine and Spirits.


Além do seu incrível terroir e filosofia de vinificação (produção orgânica, mínima intervenção), a safra 2016 foi excepcional na Toscana, assim como em 2015. Ambas ensolaradas, a diferença está na temperatura, dessa vez mais amena durante o dia, proporcionando vinhos com maior acidez, um pouco menos opulentos e ainda mais elegantes.


Com aromas de frutas vermelhas e negras, principalmente cerejas bem maduras, especiarias e nuances de violetas avelãs e baunilha, revela harmoniosa relação entre taninos e acidez e grande elegância.Em boca as cerejas frescas dão lugar a uma sedosidade, fruta roxa, framboesa, lembranças florais e finos e excelentes taninos.


Gostamos muito de pensá-lo com carnes assadas, uma lasagna de beringela com grana padano será uma escolha vegetariana excelente! Merece ser servido num jantar muito especial!


Top 20 Tuscan Wines of 2020 - Wine Spectator


#1 Chianti Classico Riserva da 2016 - Wine Spectator


95 Pontos - Wine Spectator - “Um brilho de baunilha e carvalho tostado complementa a exuberante cereja e ameixa escura, neste elegante Chianti Classico. Focado e bem estruturado, mostrando um equilíbrio fino e um final longo que traz sugestões de tabaco e casca de laranja. Melhor de 2022 a 2040”.


93 Pontos - Decanter - 2016 é simplesmente adorável. É brilhante e possui aromas bem definidos de ervas doces, café, framboesa e violeta. É embalado com frutas, mas permanece leve. Elegantemente estruturado e longo.


93 Pontos - Antonio Galloni


93 Pontos - Alykhan Karim

História

Entre colinas repletas de pinhas e vinhas, numa altitude de 450 metros acima do nível do mar, Il Molino di Grace é uma das vinícolas mais elevadas da região de Chianti Classico.


O solo rochoso, com sua composição única de marga e calcário que oferecem excelente mineralidade e boa drenagem, junto ao microclima único, se provaram ideais para a Sangiovese, a única uva plantada. São dias longos e bem quentes e noites que duram pouco, mas que balanceiam o calor com muito frescor.


O nome “molino” vem do moinho de vento que existe desde o século 19 na fazenda, que há mais de 350 anos é local para plantação de frutas. As uvas sempre estiveram lá, mas só em 1995 começaram a se tornar um vinho próprio (as vinhas, porém, são as mesmas antigas, o que é ótimo para a qualidade de um vinho).


O produtor, Frank Grace, desde 1999, se dedicou ao cultivo orgânico. Hoje seus vinhos estão considerados entre os melhores da Toscana: em toda lista das melhores propriedades da Chianti Classico, a Il Molino di Grace figura nos Top 5.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message