JOSMEYER FLEUR DE LOTUS 2019
Sedutor e complexo, um instigante blend de uvas brancas da Alsácia, elaborado pela admirada família Meyer. Irresistível!
Selos e premiações
- AD 91
Harmonize com
- Peixes
- Vegetarianos
- Árabe
- Aves
Teor Alcoólico
13.00%Temperatura
10.00 °CUva/Corte
- Muscat
- Pinot Blanc
- Auxerrois
- Gewurztraminer
- Riesling
Sobre o produto
A Alsácia é um dos terroirs mais instigantes do mundo, um meticuloso mosaico de minúsculas parcelas repletas de personalidade.
Este lindo branco, elaborado pela família Meyer, entre as mais admiradas da região, foi inspirado na flor de lótus, símbolo asiático de sabedoria e pureza.
Nasceu de vinhedos localizados entre as comunas de Wintzenheim e Turckheim, onde o solo composto por areia, cascalho, lodo, seixos, argila e placas de Loesse proporcionam vinhos elegantes e sensuais.
Nesta safra, contou com um blend de Pinot Blanc e Auxerrois (corpo e estrutura), Gewürztraminer (especiarias e cremosidade), Muscat e Riesling (acidez e longevidade), de vinhas com idade média de 35 anos e produzidas exclusivamente a partir da agricultura orgânica e biodinâmica.
Após a fermentação natural com suas próprias leveduras, o vinho foi bombeado para uma barrica de carvalho centenário onde concluiu essa etapa. Com 4 a 8 meses em contato com as borras, é filtrado e engarrafado antes do calor do verão para conservar o gás carbônico, um antioxidante natural.
De coloração amarelo palha com reflexos dourados, envolve os sentidos com uma rica e elegante experiência sensorial, combinando aromas de lichia, maracujá, especiarias e muito pêssego e sensação adocicada.
No paladar nos leva a uma viagem, preenchendo a boca com frescor, complexidade e personalidade. Encorpado, volumoso, carrega leve doçura de abacaxi e de maracujá e de pêssego em lata, com toque leve de marmelada no final.
Mas uma vez a sensação de doçura aparece, embora não seja doce, pelo contrário, apresenta traços salgados e de pimenta-branca e um bom amargor. Um vinho muito bom!
Um momento para ser apreciado em excelente companhia e harmonizado com a gastronomia asiática, como aves e carne suína preparadas com óleo de gergelim, curry, molhos picante e agridoce.
91 Pontos - Revista Adega
"Exuberante e sedutor, mostra notas de lichias e de frutas cítricas, florais e de especiarias, que se confirmam no palato. Fresco e gostoso de beber, tem acidez afiada, textura cremosa e final longo, com toques de toranja e de pimenta branca."
História
A história da família Meyer remete a 1854, quando atuava como Negociant. A vinícola foi criada, de fato, na quinta geração, em 1963, quando Hubert Meyer adicionou as 3 primeiras letras do nome de seu pai (Joseph) ao seu sobrenome e, assim, criou a Josmeyer.
Em 1966 Jean Meyer começou a trabalhar com seu pai e trouxe um caminho de modernidade e criatividade para vários aspectos da produção de seus vinhos, incluindo a transição para a produção orgânica e biodinâmica iniciada em 1995 e com a certificação de todos seus vinhedos em 2004, além da criação da “Artist Series”, em 1987, onde os rótulos de alguns dos vinhos são criados por artistas contemporâneos e trocados a cada dois anos. O seu trabalho elevou a propriedade a um dos grandes nomes da Alsácia.
Hoje quem segue esta belíssima história são as irmãs Celine e Isabelle Meyer, as duas filhas de Jean. Celine, a mais nova, é a CEO, responsável por toda a gestão da vinícola enquanto Isabelle é a enóloga responsável pela produção dos incríveis vinhos da Josmeyer.
A propriedade de 28 hectares está situada em Wintzenheim, próximo à cidade de Colmar, e se beneficia de uma das mais baixas precipitações anuais da França. Lá cultivam as uvas Riesling (28%) e Pinot Blanc e Auxerrois (24%), Pinot Gris (21%), Gewurztraminer (19%) além de Sylvaner, Muscat e Pinot Noir (10%) em 5 terroirs distintos, sendo 2 classificados como grand cru: Hengst e Brand.