JUAN GIL “ETIQUETA AMARILLA” 2022

Jumilla, Espanha
Jumilla, Espanha

JUAN GIL “ETIQUETA AMARILLA” 2022

Deliciosa e encantadora porta de entrada aos vinhos de Juan Gil. Traz a potência das vinhas velhas de Jumilla com frescor e perfeita integração com o carvalho.

Selos e premiações

  • organico

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • HamburguerHamburguer

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Tempo de Barrica

4 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Monastrell

Sobre o produto

A centenária Bodegas Juan Gil é uma das vinícolas mais importantes da Espanha na atualidade. Situada em Jumilla, uma das primeiras denominações espanholas, é autoridade máxima no que diz respeito aos vinhos produzidos por lá.

Referência no cultivo da uva Monastrell, a casta utilizada na elaboração do seu Etiqueta Plata, a vinícola conta com mais de 100 anos de experiência na vitivinicultura espanhola.

O clima mediterrâneo e os solos calcários e pedregosos da região, muito pobres em nutrientes, são ideais para o cultivo desta variedade em vinhas com baixo rendimento.

As uvas utilizadas para a obtenção deste tinto, provém de vinhas velhas, cultivadas de maneira orgânica, com cerca de 40 anos de idade.

O “Etiqueta Amarilla” é a porta de entrada aos grandes tintos de Jumilla elaborados pela família Gil. Vinificado em tanques de aço-inox, o vinho envelhece por apenas 4 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Tem cor rubi intensa e nariz potente, intensamente aromático. Exala o perfume de violeta, alcaçuz, romã, cacau e licor de cereja madura, que vão do nariz à boca, onde o vinho apresenta acidez viva e ótimo equilíbrio. Intenso e saboroso, com taninos redondos e bem integrados, que deixam o sabor de especiarias persistir no final de boca com leve amargor.

Grande aposta para a mesa, um Monastrell que nasceu para acompanhar comida e vai crescer ainda mais ao lado de sanduíche de pernil, berinjela à parmegiana ou jamón serrano.

História

As origens da Bodegas Juan Gil remontam a 1916, quando Juan Gil Jiménez (tataravô da atual geração) decidiu deixar o seu emprego em uma pedreira local para iniciar a produção de vinhos artesanais no centro de Jumilla, na Espanha.

Jumilla é uma das mais antigas denominações do país, tendo sido estabelecida em 1966, e está localizada no sudeste da Espanha, ao norte da cidade de Murcia.

Os vinhos de Jumilla são os embaixadores de uma região de contrastes, cuja personalidade emerge da terra. É surpreendente ver como, dos solos de areia rochosa e calcário, herança geológica do Triássico, são obtidas variedades tão ricas, da Moscatel à Monastrell.

Foi através do comprometimento e esforços feitos pela quarta geração da família, num terroir até então muito conhecido por seus vinhos a granel e preço extremamente baixo, que a Bodega ganhou destaque nacional e internacional com a elaboração de vinhos tintos de alta qualidade, todos assinados pelo enólogo Australiano Chris Ringland.

Hoje os irmãos Miguel e Ángel Gil, 5ª geração, estão no comando do grupo Gil Family Estates, que é dono de 11 vinícolas artesanais espalhadas pelas 10 principais denominações espanholas.

Para garantir a qualidade de seus vinhos, cada uma das vinícolas da família conta com seus próprios vinhedos, dessa forma toda a manutenção do solo e cultivo das vinhas também passa pelo exigente controle de qualidade da família Gil.

As diferentes vinícolas também permitem que o Gil Family Group tenha um portfólio extremamente variado, composto por vinhos de perfis distintos, tão criativos quanto os rótulos desenhados pelos artistas que ilustram cada garrafa, refletindo os tipos de solo e climas únicos de suas respectivas denominações, bem como os toques exclusivos de seus viticultores.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message