Sexteto Misto Novos Favoritos de Borba

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

Sexteto Misto Novos Favoritos de Borba

Adega de Borba é um dos mais antigos produtores do Alentejo, que nos apresenta versões alegres e refrescantes, em um terroir marcado por vinhos potentes e opulentos.

Selos e premiações

Avise-me

Sobre o produto

O Sexteto Novos Favoritos de Borba é composto por:

- 1 unid. Tapada do Cunha Tinto 2021

- 1 unid. Tapada do Cunha Branco 2022

- 1 unid. Castelo de Borba Tinto 2021

- 1 unid. Castelo de Borba Antão Vaz 2022

- 1 unid. Pintus Tinto 2021

- 1 unid. Pintus Branco 2022

Tapada do Cunha Tinto 2021 apresenta no nariz intensas notas de frutas vermelhas, com toques tostados. Na boca, é bem equilibrado, com mineralidade presente e toques de fruta negra e chocolate amargo. 

Tapada do Cunha Branco 2022 foi feito a partir de um blend de uvas brancas regionais, sem passagem por barrica, para manter todo o frescor da fruta. Exala aromas de frutas tropicais, abacaxi, pêra e notas cítricas. Em boca é frutado, refrescante e com média persistência, bem equilibrado. 

Castelo de Borba Tinto 2021 foi feito a partir de um corte de Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet. Tem aromas predominantes de frutas vermelhas maduras, ameixa negra e toque de baunilha, ervas aromáticas e especiarias. Em boca é frutado e muito equilibrado, com uma acidez fresca, boa estrutura e final elegante

90 Pontos - Revista Adega

Castelo de Borba Antão Vaz 2022  apresenta aromas frutados e tropicais, toques de ervas frescas e traços de amêndoas. Na boca, traz a abundância de sabores frutados, doce de marmelo e uma untuosidade muito gostosa, com toda a tipicidade da casta.

Pintus Tinto 2021 foi feito a partir de um blend de Castelão, Trincadeira e Aragonez, sem estágio em carvalho, e apresenta no nariz intensas notas de frutas maduras, como groselhas e ameixas maduras, complementadas por nuances de fruta do café e cacau, e delicadas especiarias, como cravo. Na boca, traz a abundância de sabores frutados que se mostrou no nariz, com muitos morangos. Tem  excelente acidez e é muito macio, com uma textura aveludada que contribui muito deste tinto cativante.

Pintus Branco 2022 foi feito a partir de um blend de uvas regionais: Roupeiro, Rabo de Ovelha, Tamarez. Apresenta no nariz intensas notas de frutas brancas como pêra, abacaxi e lichia, complementadas por nuances de carambola verde, lichia e melão. Na boca, traz a abundância de sabores frutados que se mostrou no nariz, com toque de doçura da fruta madura. Tem ótima acidez, corpo médio e frescor.

História

A Adega de Borba é a mais antiga cooperativa do Alentejo, tendo sido criada em 1955. Foi fundada por 12 viticultores da região, inconformados com os baixos preços que os negociantes ofereciam pelos seus vinhos e com as misturas a que os sujeitavam, depreciando-lhes a qualidade e a imagem do Alentejo. 

Foi o primeiro produtor de vinho a colocar no mercado um VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada) com uma designação alentejana.

Hoje, a Adega de Borba reúne atualmente 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinha distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas, com uma produção anual de 10 milhões de litros de vinho, comercializados para 35 países. 

Whats App Message