Kit Quinteto O Melhor de Montepulciano: Tenute del Cerro
Um quinteto incrível da renomada Tenute del Cerro. Aproveite!
Selos e premiações
- AK 95
- JS 91
- LM 92
- S 93
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Queijos
Sobre o produto
- 1 unid. Tenute Del Cerro Manero Di Toscana Igt 2022
- 1 unid. Tenute Del Cerro Manero Rosso Di Montepulciano Doc 2022
- 1 unid. Tenute Del Cerro Silíneo Vino Nobile Di Montepulciano 2019
- 1 unid. Tenute Del Cerro Chianti Colli Senesi Docg 2022
- 1 unid. Tenute Del Cerro Vinsanto Di Montepulciano Doc (375ml) 2016
Tenute Del Cerro Manero Di Toscana Igt 2022 é um tinto toscano que vem de vinhedos localizados no coração de Montepulciano, elaborado com toda a expertise da renomada Tenute del Cerro. Nesta safra, combina as castas Sangiovese (80%) e Merlot (20%), com um breve estágio de 4 meses em cubas de aço inoxidável. De cor rubi de média intensidade, oferece aromas de frutas vermelhas frescas, nuances florais e um sutil toque de especiarias. Em boca se revela extremamente agradável, com destaque para o frescor da fruta e os taninos finos e macios. Delicioso!
Nesta safra, de Tenute Del Cerro Manero Rosso Di Montepulciano Doc 2022, combina as castas Sangiovese (90%) e Mammolo (20%), com um breve estágio de 4 meses em cubas de aço inoxidável. De cor rubi de média intensidade, entrega complexos aromas de frutas vermelhas, especiarias, cogumelos e nuances de chocolate. No paladar é suculento e frutado, perfeito para harmonizar com a comida. Combina muito bem com carnes vermelhas e massas ao pomodoro, como um suculento bife à parmegiana ou um espaguete ao sugo.
Tenute Del Cerro Silíneo Vino Nobile Di Montepulciano 2019 é feito majoritariamente a partir de Sangiovese Prugnolo Gentile, com um pouco de Merlot e Colorino passou por maceração e fermentação a temperatura controlada (24°-28°C) em tanques de aço inox com remontagens diárias; após a trasfega, o vinho é transferido para grandes barricas de carvalho onde envelheceu durante pelo menos 18 meses. No nariz é extremamente potente, chega com segurança e personalidade. O buquê desabrocha em mentol, alecrim e ervas frescas. Após algumas girafas na taça, demonstra nuances de chá preto e cereja madura com toques de baunilha. Em boca é brilhante, extremamente macio, com traços de baunilha, fruta vermelha madura, toques de café, nibs de cacau e um elegantíssimo caráter herbáceo que encanta e agrega complexidade.
De todos os tipos de Chianti - e existem vários - o Chianti Colli Senesi é o mais mineral e balsâmico, com sabores aportados em parte pelos solos de calcário e argila da região de Siena, em particular na Fattoria del Cerro, integrante da renomada Tenute del Cerro, inscrita no registro Vino Nobili di Montepulciano. Este lindo blend é composto de Sangiovese (90%) e Canaiolo (10%) produzidas em Chianti Colli Senesi, uma grande sub-região de Chianti, cobrindo algumas das áreas vinícolas mais famosas de toda a Toscana. Com um breve estágio de 4 meses em cubas de aço inoxidável para refinamento, apresenta profunda cor rubi, oferece sedutores aromas de cerejas, hibisco, couro, cacau e fumaça. Bem integrado, este Chianti se mostra redondo e equilibrado em boca. De corpo médio, apresenta um lado macio da Sangiovese, com frutas vermelhas sutis. O conjunto se destaca. Boa acidez, mas nada extravagante. Taninos suaves e grande persistência. Delicioso!
Tenute Del Cerro Vinsanto Di Montepulciano Doc (375ml) 2016 é feito com o blend de uvas brancas tradicional, Malvasia Bianca e Trebbiano Toscano, colhidas à mão, o vinho estagiou em caratelli, pequenas barricas tradicionais de carvalho por cerca de três anos. Entrega uma incrível complexidade aos sentidos! De cor âmbar profundo, oferece aromas que remetem a jerez, palomino fino e amontillado, com um toque de frutas secas, figo e damasco. No paladar é licoroso, macio e se abre com sabores de nozes caramelizadas e fruta flambada, evoluindo para notas de avelã, fruta cristalizada e mel de flor de laranjeira.
História
Fundada em 1978, a Tenute del Cerro está localizada em uma posição estratégica, próxima às artísticas cidades de Florença e Siena e das aldeias medievais de Montepulciano e Pienza.
Hoje, representa as propriedades, a Montecorona, em Umbertide (Perugia) e a Fattoria del Cerro, em Acquaviva di Montepulciano (Siena). Mais recentemente, também fazem parte do grupo a La Poderina, em Montalcino; Còlpetrone, em Gualdo Cattaneo; e Monterufoli, em Monteverdi Marittimo.
Ao todo são 600 hectares, sendo 181 de vinhedos e 93 hectares de vinhedos Nobile di Montepulciano, a maior propriedade privada desse vinho.