Kit Sexteto Matias Riccitelli Old Vines from Patagonia

Argentina
Argentina

Kit Sexteto Matias Riccitelli Old Vines from Patagonia

Um Kit elaborado com os principais vinhos do renomado enólogo Matias Riccitelli e aclamado com altas pontuações pela crítica internacional!

Selos e premiações

  • GD 94
  • JS 95
  • RP 94
  • V 95

Avise-me

Sobre o produto

- 1 unid. Matias Riccitelli Old Vines From Patagonia Chenin Blanc 2020
- 1 unid. Matias Riccitelli Old Vines From Patagonia Pinot Noir 2019
- 1 unid. Matias Riccitelli Old Vines From Patagonia Merlot 2018
- 1 unid. Matias Riccitelli Old Vines From Patagonia Semillon 2020
- 1 unid. Matias Riccitelli Old Vines From Patagonia Malbec 2018
- 1 unid. Matias Riccitelli Old Vines From Patagonia Bastardo 2020

Old Vines From Patagonia é um projeto audacioso de Matias Riccitelli para recuperar vinhedos com mais de 50 anos, e alguns centenários da zona de Rio Negro, na Patagonia.

O Riccitelli Old Vines Chenin Blanc, vem de vinhedos plantados na década de 1960 a uma altitude de 980 e 1.120 metros acima do nível do mar.

Metade deste vinho é fermentado com as cascas, e isso explica em partes o seu volume intenso, a sua textura firme, quase tão estruturado quanto um vinho tinto. Além disso, permaneceu em ânforas por 8 meses. Oferece aos sentidos, aromas de ervas, frutas brancas maduras e frutas cítricas, como limão siciliano e lima. Ao mesmo tempo uma austeridade que impressiona e indica que este branco vai envelhecer bem por pelo menos uma década.

Ao palato, se mostra encorpado e sedoso. Traz sabores intensos de frutas brancas e cítricas, envoltas em uma mineralidade instigante e notas terrosas, que se completam com uma pitada de sal e pimenta preta, e claro, uma acidez vibrante! Fantástico!

94 Pontos - Robert Parker - O nariz é reticente e austero e o paladar afiado. O vinho tem força e profundidade interior; é texturizado e termina com uma acidez cítrica vibrante e um toque salino. Mostra o potencial das vinhas velhas da Patagônia. Incrível.

O Riccitelli Old Vines Pinot Noir, vem de vinhedos plantados na década de 1960 a uma altitude de 980 e 1.120 metros acima do nível do mar. 100% deste tinto estagiou em barricas usadas de carvalho francês por cerca de 8 meses e entrega uma incrível complexidade.

Oferece aos sentidos, aromas de frutas silvestres recém colhidas, como cerejas e morangos, que se integram com nuances de ervas, um toque de frutas cítricas e notas de terra molhada. Ao palato, tem corpo médio e a pluralidade do nariz se repete e se completa com uma acidez vibrante e taninos refinados e marcantes, evoluindo para um final longo e persistente. Fantástico!

Harmoniza perfeitamente bem com picanha assada na crosta de pimenta, um belo hambúrguer grelhado ou ainda uma deliciosa pizza de cogumelos.

95 Pontos - James Suckling - Aromas doces de morango e cereja com notas de giz, pedra e frutas cítricas. Corpo médio com taninos ultrafinos e intensidade e comprimento lindos no final. Fruta crocante e taninos finos. Fermentação em ânfora. Beba ou segure.

O Riccitelli Old Vines Merlot, vem de vinhedos plantados na década de 1960 a uma altitude de 980 e 1.120 metros acima do nível do mar.

100% deste tinto estagiou em barricas usadas de carvalho francês por mais de 12 meses e entrega uma incrível complexidade. Para a elaboração deste tinto, as uvas são colhidas de maneira manual, em pequenas caixas de até 20kg, visando manter a integridade dos cachos. Apenas uma pequena parte da produção é vinificada com cachos inteiros, sem passar pela fase de desengace.

Este Merlot de vinhas velhas é fruto de vinhas de baixo rendimento mas de excelente qualidade. É complexo, encorpado e opulento. Na taça notamos uma cor vermelha vibrante com reflexos violetas. Seu bouquet aromático já se mostra complexo e elegante desde o primeiro momento, com aromas de frutas silvestres, especiarias, chocolate ao leite e baunilha.

Em boca é perfeitamente equilibrado, tem excelente estrutura e oferece sabores de tosta, ervas finas, especiarias doce, anis estrelado, tabaco e alcaçuz, com taninos aveludados e longa persistência.

94 Pontos - Guia Descorchados 

O Riccitelli Old Vines Semillon, vem de vinhedos plantados na década de 1960 a uma altitude de 980 e 1.120 metros acima do nível do mar. Este belíssimo branco, estagiou por cerca de 8 meses em barricas de carvalho francês (50%) e em ovos de concreto (50%), ganhando ainda mais complexidade e mostrando toda a seriedade, sutileza e elegância de que a Semillon é capaz.

Aromático e expressivo, oferece aromas sedutores de frutas cítricas, frutas de caroço, flores brancas e baunilha. Ao palato, traz notas de especiarias devido ao carvalho utilizado, mas todos os componentes estão equilibrados e bem integrados, resultando num vinho puro, limpo, definido e muito elegante!

95 Pontos - James Suckling - Aromas de jasmim, pêra fresca, raspas de limão, caroço de damasco e feno. É de corpo médio com acidez brilhante. Delicadamente floral e mineral com camadas cremosas. Algumas notas de especiarias e frutas tropicais no final. Sério. Lindamente refrescante.
95 Pontos - Robert Parker
95 Pontos - Vinous

O Riccitelli Old Vines Malbec vem de vinhedos plantados na década de 1960 a uma altitude de 980 a 1.120 metros acima do nível do mar.

Este vinho é feito de uvas provenientes de um único vinhedo, que foi plantado sem enxertia em 1967 na área de Guerrico. Situadas às margens do rio Negro, as vinhas crescem em solos franco-arenosos e arenosos. As uvas são desengaçadas e depositadas em pequenas cubas de betão onde fermentam com leveduras selvagens. O envelhecimento segue em barricas de carvalho francês por mais de um ano.

Na taça notamos uma cor vermelha profunda, bastante escura, com reflexos violáceos.

No nariz é complexo e oferece frutas negras e azuis, como amoras e mirtilos, envoltas em nuances de violeta, com um fundinho que remete a madeira de cedro, baunilha e polpa de cacau.

Em boca se mostra um tinto encorpado e muito elegante, oferecendo sabores de ervas secas, cacau em pó e surpreendente mineralidade. Apresenta um equilíbrio notável com taninos muito elegantes e sedosos, com um delicioso frescor da fruta. Primoroso!

94 Pontos - James Suckling - Aromas maravilhosos de amoras, mirtilos, cerejas pretas e flores. É encorpado com taninos cremosos e taninos lindamente integrados. Mostra polimento e requinte com pureza e intensidade. Dê dois ou três anos para amolecer. Beba em 2024.

O Riccitelli Old Vines Bastardo, vem de vinhedos plantados na década de 1960 a uma altitude de 980 e 1.120 metros acima do nível do mar.

A Bastardo é o outro nome da Trousseau, uva francesa originária do Jura, onde é considerada como a variedade tinta autóctone mais nobre.

Nesta versão argentina, nos entrega um belíssimo tinto, que estagiou por cerca de 8 meses em barricas de carvalho francês e surpreende verdadeiramente.

De cor vermelho rubi de média intensidade, exala exuberantes aromas de frutas vermelhas maduras, envoltas em nuances florais, notas de ervas frescas e uma linda mineralidade.

Em boca, a pluralidade do nariz se repete, em meio a um excelente volume, taninos firmes, uma acidez vibrante e um final sedoso e elegante. Um vinho com estrutura, fluidez e muita personalidade.

94 Pontos - James Suckling - Um vermelho sólido com aromas de cereja preta, alcatrão e pedra. Algumas cerejas cristalizadas e melancia também. Corpo médio com taninos levemente mastigáveis e um final mineral e atraentemente austero. Sub tons de laranja queimado.
94 Pontos - Descorchados

História

O despojado enólogo Matias Riccitelli é, ao lado de seu pai Jorge Riccitelli, atualmente um dos maiores nomes da enologia de toda a Argentina.

Em 2009, encontrou uma antiga vinícola em Luján de Cuyo, Mendoza, e fundou a Riccitelli Wines. Ao todo, são 50 hectares divididos em três vinhedos de altitudes diferentes, que variam de 980 a 1120 metros acima do nível do mar.

O seu objetivo é expressar todo o potencial do terroir argentino produzindo vinhos “top”. Depois de lançar o seu projeto autoral, foi considerado o Melhor Enólogo do ano de 2012 pela revista norte-americana Wine Enthusiast.

Whats App Message