LA PALAZZETTA BRUNELLO DI MONTALCINO 2017

Toscana, Itália
Toscana, Itália

LA PALAZZETTA BRUNELLO DI MONTALCINO 2017

Um imponente e encantador Brunello di Montalcino de Castelnuovo dell’Abate, uma das mais prestigiadas sub-regiões de Montalcino!

Selos e premiações

  • bestSellers
  • organico
  • D 90
  • JD 91
  • JS 91
  • S 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

24 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese Grosso

Sobre o produto

Este Brunello di Montalcino nasceu em vinhedos plantados a 365m acima do nível do mar, protegido dos ventos quentes que vem do sul do país pelo Monte Amiata e abençoado por uma alta exposição solar, em Castelnuovo dell’Abate, ao sul da denominação.

Castelnuovo dell’Abate é considerada a melhor das 5 sub-zonas no sul da DOCG, famosa por vinhos que carregam uma impressão única de fruta abundante, estrutura e longevidade. Aqui nascem os vinhos de Mastrojanni, Collosorbo, Uccelliera, entre outros grandes.

Este Brunello foi feito a partir de uma cuidadosa seleção manual das uvas Sangiovese, seguido pelo longo estágio de 42 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa antes de ser lançado no mercado.

O resultado foi um vinho com um exótico e rico buquê aromático. Cor granada de telha alaranjada, tem notas aromáticas de comida, mais ferroso e sanguíneo.

Em boca é redondo, imponente e bem estruturado. Explode de sabor e incita a salivação. Com acidez muito presente, demonstra requinte e elegância em seus taninos texturizados ao final. Não opulento, muito gostoso e faz grande entrega.

Ainda jovem, alguns críticos do mundo do vinho estimam que o vinho comece a entrar no seu ápice a partir de 2023. Por enquanto, recomendamos que você deixe o vinho no decanter por volta de 60 a 90 minutos para poder aproveitá-lo hoje em todo o seu potencial.

Perfeito para harmonizar com carnes de caça, como cordeiro com batata ao murro e molho de ervas e também queijos de longa maturação.


92 Pontos - Sonoma Market

91 Pontos - James Suckling

“Um Brunello quente e em camadas com caráter de ameixa e cereja seca, bem como tons de casca e folha. É cheio e denso com taninos aveludados que são polidos no final. Um pouco monolítico, mas atraente. Tente depois de 2022”.

91 Pontos - Jeb Dunnuck

90 Pontos - Decanter

“Fundado em 1988 por Flavio Fanti, o La Palazzetta di Flavio Fanti é agora dirigido por seus filhos Tea e Luca. Eles converteram todos os 14 hectares de vinhedos em viticultura orgânica com certificação oficial concedida em 2018. Carnudo e saboroso no nariz, embora sem alguma precisão, é robusto em peso e opulento em frutas com álcool quente aparecendo no final. No entanto, os sabores de cereja preta, amora, asfalto e pimenta da Jamaica seca são intrigantes. Há uma certa batalha entre o terroir e o calor da safra, mas La Palazzetta está se mostrando promissora”.

História

La Palazzetta di Flavio Fanti é uma vinícola relativamente nova, mas que compartilha muito da sua história com a agricultura local.

Os bisavós de Flavio Fanti eram agricultores e cultivavam grãos em Castelnuovo dell’Abate. Ao casar-se com Carla, Flavio e a esposa começaram a produzir vinhos em 1988, quando tinham apenas 1 hectare de Sangiovese. Hoje a vinícola é gerida por seus filhos Tea e Luca, que continuam a história da família, que por gerações homenageia o respeito e o amor pela terra.

Localizado a 365 m acima do nível do mar, no lado sudeste de Montalcino, a vinícola conta hoje com 14 hectares de vinhedos e 2500 oliveiras, que dominam a magnífica vista da Abadia de Sant'Antimo. A partir da safra 2018 os vinhedos Os princípios naturais de cultivo e produção receberão a certificação orgânica a partir da safra de 2018

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message