MIGUEL TORRES CORDILLERA CHARDONNAY 2020
Elaborado em condições ideais minuciosamente escolhidas, este aromático e fresco chardonnay oferece uma expressão plena e única da fruta, assinado pela renomada Vinícola Miguel Torres.
Selos e premiações
- GD 93
- JS 92
- TA 93
- V 94
Harmonize com
- Peixes
- Vegetarianos
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
13.50%Descanso
60 minTemperatura
12.00 °CUva/Corte
- Chardonnay
Sobre o produto
Buscando por regiões onde pudessem produzir vinhos excepcionais, a vinícola Miguel Torres chegou ao Vale do Limarí, na cidade de Ovalle, no Chile. É desta região paradisíaca que são elaborados os melhores Chardonnays do país.
Os frutos para a produção deste Cordillera Chardonnay vem de uma parcela especial, a Espinal, que possui apenas 4 hectares, está localizada a 29 km da costa e a 276 metros acima do nível do mar. As videiras foram plantadas em 2006 e estão em solo franco-argiloso, com cascalho de diferentes tamanhos e com alto nível de carbonato de cálcio. Em uma região extremamente árida, a neve que se acumula na Cordilheira dos Andes se torna mais importante do que chuvas anuais para repor a água do solo.
Para elaborar o vinho, a fermentação alcoólica foi realizada de forma separada, em tanques de inox e em barris de carvalho francês. Para o envelhecimento, 47% estagiou em aço inoxidável e o restante em carvalho francês durante 11 meses.
O resultado é um vinho amarelo citrino. No nariz apresenta grande complexidade aromática, marcada por fruta branca e notas florais, com pêssego e lichia em abundância. Em boca expressa uma suculenta acidez, com frescor pleno e salinidade que imprime a marca dos solos calcários do Limarí.
É perfeito por si só, mas acompanha salmão defumado, risoto de mariscos ou uma bela salada caprese.
94 Pontos - Vinous (Joaquim Hidalgo) - "Do vinhedo Talinay em Limari, 50% passou por barrica de carvalho. Amarelo palha. No nariz, abacaxi e maça, nuances de acácia, carvalho, nozes e uma levíssima sensação de iodo e praline. Em boca, oferece uma certa gordura, proveniente de fruta de clima quente, e uma sensação macia e cremosa, com bastante frescor e um pouco de salinidade. Excelente persistência em boca."
93 Pontos - Guia Descorchados
Torres compra as uvas para este chardonnay do Vinhedo Talinay, a cerca de 12 quilômetros da costa e uma das grandes fontes de chardonnay (e pinot noir) no Chile. Provém de dois setores, um com forte componente calcária e outro com um pouco mais de argila. Segundo o enólogo Eduardo Jordán, o primeiro confere força e verticalidade, e o segundo acrescenta um pouco de "gordura" ao paladar, tudo envolto por muita fruta branca, toques levemente salgados, e a acidez, claro, como grande propulsora Item.
93 Pontos - Tim Atkin.
92 Pontos - James Suckling
Um nariz brilhante, mostrando maçã verde, abacaxi verde, carambola, borras finas e notas calcárias e calcárias. Um chardonnay tenso, mas suavemente processado, com corpo médio e acidez fresca e natural. Bem feito. Beba agora.
História
Com uma história enraizada na cultura vinícola da Espanha, Miguel Torres chegou ao Chile em 1979. Além de encontrar excelentes condições climatéricas na América Latina, a família comprometeu-se a inovar na produção de vinhos, incorporando tanques de inox e barricas de carvalho francês.
A empresa também aposta na viticultura orgânica e se consolidou nos últimos 30 anos como uma das principais produtoras de vinhos de alta qualidade por meio da identidade de seus produtos, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social. Atualmente está presente em mais de 100 países.