QUINTA DO AMEAL SPECIAL HARVEST (375ML) 2012

Minho, Portugal
Minho, Portugal

QUINTA DO AMEAL SPECIAL HARVEST (375ML) 2012

Finesse e complexidade neste raro branco doce com 9 anos de guarda, elaborado pela renomada Quinta do Ameal. Um deleite!

Selos e premiações

  • AD 93
  • RP 93

Harmonize com

  • SobremesasSobremesas

Avise-me

Teor Alcoólico

12.00%

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Arinto
  • Loureiro

Sobre o produto

O leque dos vinhos doces e licorosos de Portugal vai além do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal. Este é um lindo exemplo dessa diversidade e altíssima qualidade dos vinhos brancos doces também na região do Minho.


Elaborado pela renomada Quinta do Ameal, é um blend das castas Loureiro (90%) e Arinto (10%), que passaram por um processo de secagem antes de serem vinificadas, sendo posteriormente parcialmente fermentadas em barricas usadas, resultando em um vinho branco doce com 170g/l de açúcar residual de minúscula produção (apenas 600 garrafas produzidas).


Um prazer ainda mais interessante ao somarmos a evolução da safra 2012 até hoje, já que o tempo é um íntimo aliado dos vinhos doces, ao aportar camadas de aromas, sabores e complexidade.

Em taça, um brilhante amarelo dourado convida o olfato a complexos aromas de casca de laranja, nuances florais, mel e sutis notas de barrica.


No paladar entrega impecável equilíbrio entre acidez e açúcar, preenchendo a boca com elegante cremosidade, notas cítricas em compota, mel e delicados toques salinos, com longa e deliciosa persistência.


Combina muito bem com sobremesas à base de frutas, como uma tarte tatin (torta de maçã), creme brulée e queijos leves, como brie com damasco.


93 Pontos - Robert Parker - Isso é o que eu esperava que fosse. Fresco e focado, é adicionado uma nuance de pêssego e damasco caramelizados que é mais do que apenas açúcar e frutas. Parece também vivo e revigorante, um vinho com boa acidez. Também tem um toque de toranja. O final é persistente e muito saboroso. Tudo isso nem sempre foi tão fácil de ver quando ele era jovem. É muito mais intrigante hoje.


93 Pontos - Revista Adega

História

A Quinta do Ameal é uma pequena e antiga propriedade que existe desde 1710, localizada no Vale do Lima, na região do Vinho verde, em Portugal.


No ano de 1990, Pedro Araújo Ramos adquiriu a Quinta do Ameal e mantém intacta a propriedade histórica. Pedro Araújo tem vinho no DNA, pois é bisneto de Adriano Ramos Pinto, o grande nome do Vinho do Porto.


Desde 2005 os vinhos Ameal são feitos com uvas orgânicas. Não utilizam herbicidas, pesticidas sintéticos nem fertilizantes químicos.


É dada especial atenção às intervenções no solo, e mais importante que isso é a atitude pró-ativa de gestão na compreensão do ecossistema e o esforço para obter um equilíbrio natural para as vinhas. Esse procedimento tem inspirado muitas das mais importantes vinícolas de Portugal.

Whats App Message