MINI VINHO QUINTA DO CRASTO DOURO RESERVA VINHAS VELHAS (375ML) 2015

DOC Douro, Portugal
DOC Douro, Portugal

MINI VINHO QUINTA DO CRASTO DOURO RESERVA VINHAS VELHAS (375ML) 2015

Um tinto feito em estilo bordalês, considerado TOP 3 Vinhos do Mundo pela Wine Spectator, um dos mais vibrantes vinhos do Douro!

Selos e premiações

  • RP 94
  • WS 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Franca
  • Touriga Nacional
  • Trincadeira

Sobre o produto

A Quinta do Crasto tem 40 hectares de vinhas velhas, entre 70 e 90 anos de idade. São 42 parcelas, sendo as mais emblemáticas e conhecidas a Vinha da Ponte e a Vinha Maria Teresa, onde podemos encontrar dezenas - isso mesmo - dezenas de uvas diferentes.

Plantadas no período entre as duas Grandes Guerras, as vinhas não foram catalogadas, e ninguém sabe ao certo que uvas são essas. Claro que, pelo formato das folhas e outros detalhes botânicos, sabe-se que existem ali Touriga Nacional, Trincadeira e Touriga Franca, entretanto, isso representa apenas 15% do total.

Fato é que essas vinhas produzem um dos melhores vinhos de Portugal e com certeza entre os melhores da Europa. Dadas as restrições produtivas, a quantidade de garrafas de Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas varia significativamente de acordo com o humor de cada vindima.

O blend passou por 18 meses em barricas de carvalho francês (85%) e norte-americano (15%). Impressiona, bastante. Violáceo, quase um azul naval. Os aromas abrem-se devagar (depois de uma hora num decanter). Primeiro ameixa fresca, menta, cacau torrado, depois pimenta-do-reino, baunilha tostada e um delicioso alcaçuz. O sabor é denso, texturizado, cheio de nuances frutadas com taninos finíssimos que lembram o chocolate 100% puro. Um grande vinho!

Um belíssimo tinto para harmonizar com carré de pato, peru assado e queijos cremosos.


Top 3 Vinhos do Mundo - Wine Spectator, 2009

94 Pontos - Wine Spectator

94 Pontos - Robert Parker

“Tal como o Crasto Superior desta edição, tem todas as características da colheita de 2015 – elegância, frescura e grande sabor a fruta viva. Também aqui, e como na maioria dos anos 2015, a fruta nunca é compota mas sempre bem marcada pela acidez. Isso então adiciona uma camada de concentração à textura Superior e mais acariciante também. O final é mais longo também. Esta é uma beleza que será acessível aos jovens, mas vai durar bem - 20 anos não devem ser um problema, embora mais facilmente seja possível. A propósito, isso ainda tem algum potencial de alta. Você certamente pode mergulhar agora, mas ainda pode se desenvolver mais. Se isso acontecer, pode até ter direito a um aumento”.

História

O crasto que a Quinta ostenta no nome é uma referência a um vinhedo murado datado do fim do Império Romano, cujas ruínas estão na propriedade do Roquettes. A Quinta é uma das da modernas vinícolas portuguesas e uma verdadeira sensação do Douro.

Tomás Roquette, um dos proprietários da Quinta do Crasto, faz parte do pequeno grupo de produtores chamados os “Douro Boys,” que decidiram reunir a tradição milenar da região com um estilo de winemaking mais moderno. Hoje é famoso por seus vinhos de guarda com alta potencial de envelhecer, mas que ainda se encontram abertos e prazerosos enquanto jovens.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message