MONTEPELOSO “A QUO” 2018
Estrela de Suvereto, na Costa Toscana, um sedoso e elegante exemplar da reconhecida Montepeloso, com 93 Pts Suckling. Conheça!
Selos e premiações
- AG 92
- JS 93
- RP 92
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
Teor Alcoólico
15.00%Descanso
60 minTemperatura
15.00 °CUva/Corte
- Alicante Bouschet
- Montepulciano
- Marselan
- Cabernet Sauvignon
- Sangiovese
Sobre o produto
Os vinhos de Maremma, na Costa Toscana, são conhecidos mundialmente, mas geralmente é a sub-região de Bolgheri que vem à mente. Terror de icônes como Sassicaia, Ornellaia, e muitos dos outros grandes “supertoscanos”.
Porém, Maremma vai muito além de Bolgheri! Hoje, muitos dos melhores produtores estão localizados 15 minutos ao sul, na região de Suvereto. Com 300 metros de altitude, lá as vinhas recebem ventos frescos, equilibrando a concentração com boa acidez e mais frescor do que em Bolgheri.
O mítico Tua Rita está nessa região. Ao seu lado, um vizinho em plena ascensão, a Montepeloso, do renomado enólogo Fabio Chiaretto. Reconhecida internacionalmente por seus expressivos blends das uvas internacionais e ancestrais, compartilham elegância, suculência e impecável estrutura. Segundo o Gambero Rosso, guia mais importante da Itália, “Montepeloso tem conquistado um nível de sucesso e renome no mundo de vinho em tão pouco tempo que fica difícil de entender… até degustar os vinhos.”
Quanto à safra 2018, Jancis Robinson afirma que “as palavras de ordem parecem ser sedosidade, elegância e frescor surpreendente.” Características que se refletem neste impecável blend de Cabernet Sauvignon (35%), Montepulciano (30%) Sangiovese (15%), Marselan (15%) e Alicante Bouschet (5%), com estágio de 12 meses em barricas de carvalho.
De profunda cor rubi brilhante, expressa instigantes aromas de frutas vermelhas, notas de ervas e minerais. No paladar é elegante e bem equilibrado, com taninos envoltos de frutas negras e especiarias aromáticas. Primoroso! E ainda com 10-15 anos pela frente! Harmoniza muito bem com cortes de carnes nobres, como a filet mignon ou um risoto de cogumelos.
93 Pontos - James Suckling - Defumado, alcatrão e especiarias, bem como muita fruta escura e azeitonas no nariz. Encorpado, com taninos redondos e cremosos, fruta suculenta e acidez picante. Um pouco de alcatrão e chocolate. Uma mistura de montepulciano, sangiovese, cabernet sauvignon, marselan e alicante bouschet. Bebível agora, mas melhor em 2022.
92 Pontos - Antonio Galloni - O 2018 A Quo é rico e explosivo no vidro, com uma presença soberba e toneladas de intensidade, mas tudo no estilo gracioso do ano. Flores esmagadas, frutas vermelhas doces e especiarias estão na frente e no centro. Em 2018, A Quo é extremamente delicioso. O melhor de tudo é que continua a ter um valor tremendo no vinho artesanal.
92 Pontos - Robert Parker - o Montepeloso 2018 A Quo é a expressão essencial que se desdobra em uma exibição rica e sensual de frutas escuras, especiarias e um toque de carne carbonizada. O blend é bastante excêntrico, mas os elementos básicos estão todos lá, como a estrutura do Cabernet Sauvignon, o caráter selvagem do Montepulciano e a intensidade perfumada das demais uvas. Esta é uma produção de 35.000 garrafas e uma excelente compra.
História
O enólogo suíço-italiano Fabio Chiarelotto, proprietário e fundador da Montepeloso, admite que é “fácil de produzir vinhos concentrados em um clima tão quente… mas é muito mais difícil conseguir elegância e finesse”.
Para aproveitar ao máximo o potencial do terroir, ele revisou os vinhedos em 1997 - reconversão, poda e até mesmo reforma de muitas videiras. Na adega, ele faz macerações relativamente curtas, utiliza somente leveduras naturais durante a fermentação e oferece vinhos não filtrados.
Os vinhos do Chiaretto são raridades, pouco disponíveis, encontrados hoje somente nas lojas boutiques de Suíça, Alemanha, Londres e Nova York. Agora, pela Sonoma, também no Brasil