MOUCHÃO TINTO 2015

Alentejo, Portugal
Alentejo, Portugal

MOUCHÃO TINTO 2015

Um dos melhores tintos Alentejanos, safra após safra. Com 8 anos de guarda, só agora entrando no seu ápice.

Selos e premiações

  • AD 94
  • RP 95
  • S 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

36 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Alicante Bouschet
  • Trincadeira

Sobre o produto

Com vinhas centenárias, entre as mais valiosas de todo Alentejo, a Herdade do Mouchão produz este vinho que virou grife em Portugal e no Brasil.



Mouchão é o vinho de referência da propriedade, desde que se engarrafou a primeira colheita em 1949, e que reflete o temperamento singular da adega.



Nasce de um blend onde a Alicante Bouschet domina, acompanhada pela Trincadeira. Esta feliz combinação, após 5 anos de refinamento, resulta num vinho robusto, cheio de personalidade, com aromas intrigantes e extremamente elegante.



No primeiro ano, 100% do vinho estagia em tonéis de madeira com mais de 40 anos e capacidade superior a 4.000 litros. No segundo e terceiro ano, 80% do vinho seguiu nos tonéis e 20% dele foi transferido para barricas de carvalho francês. Depois disso, o vinho foi engarrafado e descansou na adega da vinícola por mais 24 meses antes de ser comercializado.



Apresenta cor vermelho-granada intensa, com exuberantes aromas de frutas pretas como cassis e amoras, doce de ameixa, azeitonas maduras, nuances refrescantes de menta e eucalipto. Em boca é encorpado, complexo, profundo e perfeitamente estruturado - além de muito equilibrado. Tem acidez abundante, que aporta frescor e longevidade, e taninos expressivos, mas muito elegantes.

Acompanha bem pratos com carnes vermelhas, como cordeiro ou também comidas picantes.



95 Pontos - Robert Parker - “O Tinto 2015, o engarrafamento regular da propriedade, é um blend 76/24 de Alicante Bouschet e Trincadeira. Envelheceu por 36 meses em tonéis usados de 5.000 litros de idades variadas e tem 14% de álcool. Foi então retido por mais 24 meses. Isso mostra a diferença entre um bom esforço de superação em 2014 e uma ótima safra. Isso adiciona concentração extra, foco extra e poder extra, embora de forma controlada. Você pode beber agora, mas isso estará melhor em alguns anos. Vai durar algumas décadas depois disso”.


História

Mouchão é uma das vinícolas mais emblemáticas de Portugal e continua em posse da mesma família há mais de 150 anos. Em 1825, o britânico Thomas Reynolds estabeleceu-se na cidade do Porto como negociante de vinhos para a Inglaterra.

Algumas décadas depois, um dos seus filhos, Robert Hunter Reynolds, envolveu-se no negócio e adquiriu um número razoável de propriedades alentejanas, dentre elas a Herdade do Mouchão. Os anos se passaram e, em 1870, as primeiras vinhas foram fincadas na propriedade. Pouco tempo depois, os Reynolds plantaram as primeiras mudas da casta Alicante Bouschet em Portugal, uva de origem francesa, mas que encontrou seu terroir ideal no Alentejo.

O Mouchão, até os dias atuais, produz os melhores frutos de Alicante Bouschet em todo o mundo. Na década de 1890, a família Reynolds iniciou a construção de edifícios dedicados à viticultura, com a finalização do espaço dedicado à Adega, ocorrido entre 1901 e 1904. Em 1949 o primeiro vinho com a marca Mouchão foi engarrafado, já que, anteriormente, todos os vinhos da vinícola eram vendidos a granel. Desde então, a vinícola se estabeleceu como um dos produtores mais renomados do Alentejo.


Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message