NORTON 1895 CABERNET SAUVIGNON 2021
Expressivo, aveludado e convidativo, um Cabernet Sauvignon que esbanja pureza, assinado pela renomada Bodega Norton. Delicioso!
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
- Árabe
- Hamburguer
- Pizzas
- Aves
Teor Alcoólico
14.00%Temperatura
16.00 °CUva/Corte
- Cabernet Sauvignon
Sobre o produto
Com excelente tipicidade do requisitado terroir de Luján de Cuyo, este Cabernet Sauvignon é uma homenagem ao ano de fundação da renomada Bodega Norton. De intensa cor rubi, entrega intensos aromas de frutas vermelhas e negras maduras, como amoras e mirtilos e um sedutor toque de menta.
Em boca é convidativo e aveludado, combinando corpo médio para leve com taninos maduros e pureza da fruta. Surpreendente!
Combina muito bem a suculência da carne vermelha na brasa, embutidos ibéricos, massas com molhos mais robustos, como um tagliatelle alla bolognese.
História
A saga da Norton começou em 1895, quando o engenheiro inglês Edmond James Palmer Norton foi para Mendoza construir uma linha férrea, que uniria a cidade ao Chile. Pressentindo que ali seria um excelente lugar para cultivar uvas, importou mudas de videiras da França e iniciou a produção de vinhos, numa das primeiras vinícolas da região.
O rumo da empresa começou a mudar em 1989, quando o empresário austríaco Gernot Langes-Swarovski, hoje mundialmente conhecido pelos seus disputados cristais, comprou a Norton, impressionado pela beleza dos vinhedos e da região e pelo fato de ser a única das tradicionais bodegas argentinas circundada pelos seus próprios vinhedos.
O passo seguinte foi a modernização das instalações, tarefa confiada a seu filho Michael Halstrick, que a executou com rara competência, colocando a Norton como uma das principais empresas do ramo na Argentina. Hoje, a produção dos vinhos está nas mãos de uma competente equipe de viticultura e enologia, coordenada pelo engenheiro agrônomo Pablo Minatelli e pelo enólogo argentino
David Bonomi, que já foi considerado um dos 10 melhores profissionais da área na América do Sul pela revista Decanter, e recentemente honrado com o título de Enólogo do Ano de 2020 pelo Master of Wine Tim Atkin.