OLIVI LE BUCHE ORHORA TOSCANA IGT 2019

Itália
Itália

OLIVI LE BUCHE ORHORA TOSCANA IGT 2019

Incrível branco cítrico de um dos terroirs mais longevos e elegantes da bucólica Toscana.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

10 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sauvignon Blanc
  • Viognier

Sobre o produto

Combinação peculiar da uva tipicamente italiana Verdicchio com as variedades francesas Viognier e Sauvignon Blanc, este branco se favorece da altitude de 430 metros acima do nível do mar no Nordeste da Toscana. A abundância de raios solares matinais e o manejo artesanal leva a um dos Orhora mais redondos, frescos e bem estruturados da produção da Le Buche.

O mosto das variedades individuais é fermentado separadamente: Verdicchio parcialmente em barrica de carvalho e em inox, enquanto as Viognier e Sauvignon Blanc ??apenas em barrica.

De coloração dourado claro em taça, traz um nariz de fragrância cítrica suportado por uma veia vinosa e amanteigada - a fermentação em barrica fica evidente ao aproximar a taça do nariz. Abacaxi em calda ganha toques de pão recém saído do forno com manteiga e lascas de amêndoas tostadas.

A boca, por sua vez, evidencia complexidade ainda maior: manteiga e fermento seguem presentes, mas ganham deliciosas notas de manga e carambola, frutas que parecem derreter no paladar. Ao final, a acentuada e vívida acidez cítrica marca presença e se deixa notar.

Ótimo para acompanhar peixes mais gordurosos e aves. Para uma harmonização mais assertiva, aposte em uma pizza de queijo brie com aspargos e amêndoas, um linguado à belle meunière ou uma suculenta tainha assada em folha de bananeira.

História

Nascida no ano 2000 no coração das colinas de Siena, na bela Toscana, a vinícola Olivi Le Buche busca fazer jus ao terroir da antiga região da Etrúria. Terra de grandes vinhos medievais, é cercada por natureza que inspira pinturas bucólicas clássicas italianas.

É neste cenário que Giuseppe Olivi e seu filho Riccardo, amantes dos vinhos toscanos, cultivam videiras nativas como Sangiovese, Malvasia, Trebbiano e a variedade autóctone da região, Pugnitello, combinadas com videiras internacionais clássicas. As vinhas se espalham por 27 hectares, dentro do qual há espaço ainda para uma relevante produção do azeite extra virgem D.O.P. La Sovana/Le Buche.

Com uma equipe altamente técnica, a Olivi Le Buche reivindica um terroir de enorme lastro histórico na produção vitivinícola, com registros em mapas antigos que remontam a 1826. Além da família Olivi, desde 2006 passou a envolver os sócios Bernadette e Eric Doyle Higghins (este último já falecido). Em suas fileiras, estão as variedades nativas citadas, além das internacionais Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier. Todas elas são cultivadas com rigor.

O resultado é dado por rótulos que respondem a nomes como Zelìa, Orhora, Memento, Primaio, I Puri e Tempore. Uma vez em visita pela vinícola, aproveite a recepção calorosa dos Olivi para fazer degustações guiadas e se hospedar com todo o charme deste recanto da Toscana.

Whats App Message