PININO BRUNELLO DI MONTALCINO DOCG 2015
Impecável tipicidade e elegância, fruto da excepcional safra 2015, assinado pela centenária Pinino. Um deleite!
Selos e premiações
- JS 94
- RP 92
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Vegetarianos
- Árabe
Teor Alcoólico
14.00%Descanso
60 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Sangiovese
Sobre o produto
Com impecável tipicidade, este tradicional Brunello da parte Norte de Montalcino carrega o legado de 150 anos da vinícola Pinino.
Este terroir de exceção, aliado a esta safra excepcional, conferem ao vinho elegância, personalidade, exuberante acidez e longevidade.
O crítico James Suckling destaca que “a safra de 2015 é um ano histórico para Brunello di Montalcino que ninguém deve perder. Os vinhos mostram uma precisão impressionante de frutas vivas, taninos finos e acidez fresca. Admitimos que é tentador dizer que é a melhor safra de Brunello di Montalcino de todos os tempos, e pode muito bem ser!”
Com grande riqueza aromática, expressa notas de cerejas, amoras e ameixas maduras, nuances florais e balsâmicas, cedro, ervas secas e um toque de amêndoas tostadas, provenientes de seu estágio por 30 meses em grandes barris de carvalho esloveno.
No paladar é encorpado e muito elegante, com taninos finos e aveludados. Entrega um final de boca longo, delicioso e persistente.
Com 7 anos de guarda, certamente um Brunello di Montalcino que será evoluindo por mais 10 a 15 anos. Para apreciá-lo hoje, recomendamos 60 a 90 minutos no decanter.
Harmoniza perfeitamente com excelente companhia, arte e Leonardo da Vinci, carnes de caça como um carré de cordeiro com ervas e purê de maçã.
94 Pontos - James Suckling - Fresco e vívido com caráter floral, cereja e baga. Alguns tons de cedro e amêndoa também. É encorpado, firme e refinado, com um paladar profundo de frutas que permanece focado durante todo o longo final. Beba depois de 2022.
92 Pontos - Robert Parker
91 Pontos - Vinous
História
Em um anfiteatro natural na bela encosta de Montosoli, ao norte de Montalcino, se encontra a vinícola Pinino. Fundada em 1874 por Tito Costanti, desde 2004 são Max Hernandez e Andrea Gamon seus proprietários e responsáveis pela expansão e aquisição de novos vinhedos, assim como pela construção de uma nova adega, moderna e de alto padrão.
Cultivados de forma orgânica, os vinhedos somam 16 hectares destinados à uva Sangiovese Grosso. Outros 4 hectares são destinados às oliveiras. Ao todo a vinícola elabora apenas 45.000 garrafas por ano.