QUINTA DO CRASTO TINTA RORIZ 2015

DOC Douro, Portugal
DOC Douro, Portugal

QUINTA DO CRASTO TINTA RORIZ 2015

Elegante e bem estruturado, este vinho reflete o alto nível de qualidade e excelência da Quinta do Crasto.

Selos e premiações

  • AD 94
  • RP 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

16 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Tinta Roriz

Sobre o produto

Considerada por muitos críticos a melhor versão da Tinta Roriz (Tempranillo) elaborado no Douro, este vinho mono-casta é só é engarrafado quando atinge o nível exigido pelos criteriosos enólogos de uma das mais tradicionais vinícolas do Douro, podendo passar por um estagio significativo em barrica.

Para a produção deste vinho, a Quinta do Crasto utilizou os frutos de videiras com 32 anos, plantadas a 300 metros acima do nível do mar.

A Tinta Roriz tem fama de criar vinhos aromáticos, elegantes e bem estruturados, o que de fato se confirma neste tinto.

Com cor violeta, no nariz apresenta notas complexas de especiarias e frutas vermelhas. Em boca se mostra volumoso com taninos equilibrados, com grande poder de evolução que termina com excelente frescura e persistência.

Algumas dessas características também são provenientes de uma safra marcada pela seca, combinado a grande amplitude térmica - com dias quentes e noites frias - que favoreceu a mais perfeita maturação dos frutos.

Após a vindima e uma criteriosa seleção de frutos, a primeira maceração é feita em pisa de largar tradicional. Só então que as máquinas entram para concluir o processo. Já o envelhecimento do vinho é feito 100% em barricas de carvalho de primeiro uso.

Para uma experiência ainda mais interessante, harmonize o Quinta do Crasto Tinta Roriz 2015 com aromática massa ao molho funghi, um suculento filé mignon na manteiga ou com queijos maturados como gouda e provolone.

94 Pontos – Robert Parker - "A Tinta Roriz 2015 estagiou 16 a 18 meses, dependendo da parcela (com três vinhas fermentadas separadamente), em carvalho francês novo. Ele vem com 14,5% de álcool. Normalmente, o vinho mais forte e tânico do Crasto – mesmo se comparar ao Vinho da Ponte, embora muitas vezes mais fechado à primeira prova. Grande, intenso, robusto e envolvente, este é um vinho sério que está realmente jovem agora. Mais que a Touriga Nacional do mesmo produtor, precisa de algum tempo na adega para poder aproximar. Foram produzidas apenas 8.761 garrafas, além de algumas garrafas de grande formato."

História

A produção da Quinta do Crasto começou em 1615. São mais de 400 anos produzindo vinhos no coração do Vale do Douro. A vinícola possui 135 hectares de área total, 74 destes ocupados por vinhedos que resultam em bebidas premium e super premium.

A Quinta do Crasto é uma propriedade familiar, administrada pelo bisneto de Constantino de Almeida, que adquiriu a propriedade em 1910. Atualmente a vinícola produz vinhos brancos e tintos, vinhos do Porto de categorias especiais e Azeites Extra Virgem.

Vale lembrar que a região onde a Quinta do Crasto está instalada é considerada uma das primeiras áreas regulamentadas do mundo. Entre 1758 e 1761, o Marquês de Pombal, secretário de interesses do Reino de Portugal, mandou instalar na região pedras graníticas para delimitar a área para assegurar a qualidade dos vinhos do porto.

Whats App Message