Quinta do Crasto Touriga Nacional 2016

DOC Douro, Portugal
DOC Douro, Portugal

Quinta do Crasto Touriga Nacional 2016

Elegante e complexo monocasta, elaborado exclusivamente em safras únicas pela renomada Quinta do Crasto, com 95 Pts Parker!

Selos e premiações

  • RP 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Nacional

Sobre o produto

Um varietal (monocasta, como preferem os portugueses) de Touriga Nacional elaborado pela renomada Quinta do Crasto apenas em safras de altíssima qualidade, como este exemplar da 2016.


Perfeitamente adaptada à região, nas diferentes parcelas da Quinta do Crasto expressa um caráter jovial e fresco, com uma componente aromática singular, onde se destacam os aromas de violeta e notas mentoladas.


Elegante e equilibrado, estagiou por cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês com leve tostado, a fim de preservar a tipicidade da fruta e aportar ao vinho complexidade e longevidade. De profunda cor púrpura, expressa exuberante frescor entre aromas de violeta e frutas silvestres.


No paladar, a primeira impressão remete à sutileza e finesse e logo evolui para um vinho que preenche a boca com volume e estrutura, composta por taninos de textura fina, excelente acidez e longa persistência. Delicioso!


Harmoniza com excelente companhia, cordeiro com ervas, bife ancho de wagyu e arroz de pato. 95 Pontos - Robert Parker

História

O Crasto que a Quinta ostenta no nome é uma referência a um vinhedo murado datado do fim do Império Romano, cujas ruínas estão na propriedade do Roquettes. A Quinta é uma das da modernas vinícolas portuguesas e uma verdadeira sensação do Douro.


Tomás Roquette, um dos proprietários da Quinta do Crasto, é um desses "boys", e podemos sentir o efeito dessa filosofia ao abrir uma garrafa dos seus vinhos. A vinícola está situada na margem direita do rio Douro, entre Régua e Pinhão, na sub-região do Cima Corgo.


São aproximadamente 135 hectares, dos quais 74 ocupados por vinhas que produzem vinhos do Douro e do Porto, com algumas delas entre as mais antigas da região, como a Vinha Maria Teresa.


A Quinta do Crasto também possui uma propriedade na sub-região do Douro Superior, a Quinta da Cabreira, onde elabora os vinhos da linha superior.

Whats App Message