RICCITELLI REPUBLICA DEL MALBEC 2018

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

RICCITELLI REPUBLICA DEL MALBEC 2018

Um dos maiores tintos assinados por Matias Riccitelli. Este é um clássico Malbec, que recebe altíssimas pontuações safra a safra. Beba agora ou guarde!

Selos e premiações

  • JS 96
  • RP 93
  • TA 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Malbec

Sobre o produto

Este Malbec de Las Compuertas é proveniente de vinhas velhas, com quase 100 anos de idade. Ele estagiou em carvalho - parte em barricas pequenas, parte em grande foudres - por 18 meses, e tem boa integração com a madeira.


O resultado é um vinho potente, cheio de energia e que mostra exatamente as principais características da Malbec na região.


A cor púrpura bem escura na taça já indica a intensidade e profundidade do vinho. Ele ainda está fechado, mas depois de alguns minutos no decanter vai se abrindo em notas de amoras silvestres e alcaçuz. Depois entrega outras expressões de frutas, como cassis e ameixas, além de frescor de eucalipto.


No paladar, tem sabores intensos, mas bom equilíbrio alinhado por cima - acidez acentuada e taninos vigorosos e finos, equilibram-se ao lado da elevada graduação alcoólica (14,5%) e do paladar encorpado.


É um vinho que certamente vai se beneficiar da próxima década na adega, mas que vai encantar ao lado de carré de cordeiro ao molho de hortelã, um simples e rústico javali grelhado ou uma tábua de queijos e embutidos maturados.


96 Pontos - James Suckling - “Há uma verdadeira pureza de fruta malbec azul com terra profunda e escura e violetas. Você encontra isso tanto no nariz quanto no palato. É encorpado com taninos firmes e levemente empoeirados que conferem mineralidade a todo o vinho. Apertado no final. Dê um tempo para abrir. Tente depois de 2024.”


95 Pontos - Guia Descorchados - “Las Compuertas é uma das áreas vitícolas mais tradicionais de Mendoza e, o que é mais importante, está entre as que possuem maior patrimônio de vinhas velhas. Este vinho vem de um vinhedo plantado em 1927 em terraços aluviais ricos em areia e cascalho a uma altitude de 1.100 metros na margem norte do rio Mendoza. Envelhecido em foudres por um ano, oferece mais uma das fotografias nitidamente focadas de Riccitelli desta área histórica, com a profundidade de sabores de frutas escuras, especiarias e tons de ervas em um corpo austero e taninos ricos e monolíticos emoldurados por acidez igualmente severa. Um tinto para a adega.”


93 pontos - Robert Parker - “O excelente República del Malbec 2018 tem um perfil tradicional, começando pela origem das uvas, Las Compuertas, que mostra grande concentração e frescor, suculento e com taninos muito redondos. É especiado, sobretudo no final, onde a elevação em carvalho proporcionou um perfil atraente.”


93 Pontos - Tim Atkin.


História

O despojado enólogo Matias Riccitelli é, ao lado de seu pai Jorge Riccitelli, atualmente um dos maiores nomes da enologia de toda a Argentina. Em 2009, encontrou uma antiga vinícola em Luján de Cuyo, Mendoza, e fundou a Riccitelli Wines.


Ao todo, são 20 hectares divididos em três vinhedos de altitudes diferentes, que variam de 980 a 1120 metros acima do nível do mar. O seu objetivo é expressar todo o potencial do terroir argentino produzindo vinhos super premium.


Depois de lançar o seu projeto autoral, foi considerado o Melhor Enólogo do ano de 2012 pela revista norte-americana Wine Enthusiast.


Whats App Message