SANTA RITA BOUGAINVILLE MAIPO 2018

Valle del Maipo, Chile
Valle del Maipo, Chile

SANTA RITA BOUGAINVILLE MAIPO 2018

Um grande Petite Sirah com uma pitadinha de Syrah de Alto Jahuel, que recebeu 94 Pontos pelo Guia Descorchados 2021 e 93 Pontos pela Vinous, de Antonio Galloni.

Selos e premiações

  • GD 94
  • JS 92
  • TA 91
  • V 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Avise-me

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

19 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Petite Sirah
  • Syrah

Sobre o produto

Em 1991, devido à escassez de Syrah, a Viña Santa Rita optou por importar a pouco conhecida Petite Sirah dos Estados Unidos.

De volta ao Chile, esta variedade foi enxertada em vinhas velhas para respeitar a quarentena de uma nova cepa no país. Mas mesmo quando podia ser replantada em outros vales, as vinhas originais davam sempre os melhores resultados.

Assim nasceu o inovador projeto enológico Bougainville. O vinho é inspirado na extraordinária árvore gigante de Primavera (como é mais comumente conhecida aqui no Brasil) que fica em frente à escadaria do atual Hotel Casa Real, parte do grupo Santa Rita, que floresce todos os anos durante o verão, toda vestida de lilás.

O Santa Rita Bougainville 2018 é produzido com um corte das uvas Petite Sirah (92%) e Syrah (8%), oriundas de vinhedos plantados com vinhas velhas em Alto Jahuel, no Vale do Maipo, Chile. O vinho estagia em barris novos de carvalho francês por um período de dezoito a dezenove meses, estagiando por mais dois meses em tanques de aço inox antes de ser engarrafado.

Este vinho apresenta uma intensa cor púrpura em taça e se revela extremamente aromático, com destaque para frutas negras, notas de especiarias doces e balsâmicas, além de toques de fumaça, terra e chocolate amargo.

Em boca é suculento e de grande estrutura. Apresenta taninos maduros e acidez bem integrada. Esse é um vinho com um ótimo potencial de guarda, aumentando em complexidade com o passar dos anos na garrafa.


94 Pontos - Guia Descorchados 2021

93 Pontos - Vinous

“O Petite Sirah Bougainville 2018 também traz um traço (8%) de Syrah, ambos de vinhas velhas do Alto Jahuel, e passou até 19 meses em barricas de carvalho francês de tosta média, 40% novas. Roxo profundo no copo, oferece um nariz de compota de ameixa com notas de compota de amora, pimenta da Jamaica, menta e aromas balsâmicos. Concentrado e indulgente na boca, oferece volume e taninos firmes como parte de uma explosão notavelmente poderosa de frutas e carvalho”.

92 Pontos - James Suckling

“Ameixa preta, amora, casca de noz, freixo e cedro no nariz. É encorpado com taninos firmes e mastigáveis. Concentrado, macio e cremoso com especiarias escuras. Beba ou segure”.

91 Pontos - Tim Atkin

História

A história da Viña Santa Rita teve início em 1880, quando Domingo Fernández Concha abriu as portas da vinícola pela primeira vez em Alto Jahuel, nas proximidades de Santiago, capital do Chile. Até hoje, a sede da vinícola está situada no prédio histórico de sua fundação.

Um século depois, a vinícola saiu das mãos da família e foi vendida a um grupo maior, que foi responsável pela introdução de novas tecnologias na adega. Apesar desse movimento ter melhorado a reputação de seus vinhos, que se tornavam cada vez mais prestigiados, a grande expansão da vinícola viria quase dez anos depois, em 1988, com a aquisição de outras prestigiadas vinícolas, como Viña Carmen Doña Paula e Terra Andina; e da expansão dos vinhedos para os Vales do Maipo, Rapel, Lontué, Casablanca e Apalta.

Hoje, Santa Rita é um dos maiores grupos vinícolas da América do Sul e do mundo. Possui escritórios em Londres e nos Estados Unidos e é recordista em exportações - seus vinhos estão, de fato, em todas as partes do mundo. O portfólio da vinícola vai desde vinhos de entrada, como a linha Reserva, até vinhos premium, como Casa Real.

Whats App Message