QUINTA DAS TECEDEIRAS LILAS ROSE DOURO DOC 2020

DOC Douro, Portugal
DOC Douro, Portugal

QUINTA DAS TECEDEIRAS LILAS ROSE DOURO DOC 2020

Encantador Rosé que expressa a identidade do Douro com muita elegância e sabor.

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

12.00%

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Franca
  • Tinta Roriz
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

Muito tradicional no Douro, a Quinta das Tecedeira produz vinhos que são a expressão máxima da região, sempre permitindo que tradição e modernidade andem lado a lado para elaborar vinhos de alta qualidade.

Este Rosé foi elaborado a partir de um blend de Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca selecionadas e colhidas à mão. Após prensagem suave a fermentação acontece em cubas de aço inox, onde o vinho estagia em contato com borras finas até fevereiro de 2019, sendo filtrado antes do engarrafamento.

A combinação de três das castas mais típicas do Douro resultou em um vinho de cor rosa mais puxado para o salmão. Tem aromas intensos, que remete a cereja, morango e groselha fresca, com nuances herbáceas. Em boca é cremoso, recheado de frutas vermelhas recém colhidas, envoltos em uma acidez equilibrada, com final persistente.

Perfeito para pratos mais leves como peixes brancos grelhados, moqueca capixaba, carnes brancas e queijos suaves e intermediários.

História

A Quinta das Tecedeiras está inserida na paisagem duriense, Patrimônio Mundial da UNESCO. Mais precisamente na Ervedosa do Douro, a cerca de 100 metros na margem esquerda do Rio Douro.

No passado, a Quinta era habitada por freiras e monges, e por lá se praticava o cultivo de linho e a criação de bicho-da-seda. As freiras teciam o linho e vendiam a produção.

No final do século XIX, com a morte das vinhas provocada pela filoxera, a propriedade sobreviveu graças à produção de azeites e frutas. Com o ressurgimento dos vinhedos do Douro, foi possível recuperar algumas parcelas originais dos vinhedos, bem como começar uma nova plantação.

Outras parcelas passaram então a ser dedicadas ao cultivo de olivas, enquanto uma parte final permaneceu abandonada. Hoje, ao visitar a Quinta é possível ver a bela simbiose entre vinhedos novos e antigos, bem como o vasto olival.

Whats App Message