TOKAJI EVINOR ASZÚ 3 PUTTONYOS (500ML) 2017

Tokaji, Hungria
Tokaji, Hungria

TOKAJI EVINOR ASZÚ 3 PUTTONYOS (500ML) 2017

Complexo e memorável, como os melhores Tokaji, um capítulo ímpar na história do vinho. Navegue pelos sentidos!

Harmonize com

  • QueijosQueijos
  • SobremesasSobremesas
  • NutsNuts

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

10 min

Temperatura

8.00 °C

Uva/Corte

  • Furmint
  • Hárslevelü
  • Moscato

Sobre o produto

Doce sem ser doce demais, denso sem ser pesado, licoroso sem ser extremamente alcoólico... É um Tokaji 3 Puttonyos com muita complexidade para mostrar.

Uma das classificações mais importantes para Tokaji é a Aszú, de vinhos feitos com uvas "botritizadas" (na verdade a pele da uva é atacada pela botrytis cinerea, um fungo que desidrata naturalmente sem estragar a uva, efeito conhecido como “podridão nobre”).

Esses bagos atingidos são macerados em baldes ou cestos chamados de puttonyos. Cada balde (ou puttonyo) equivale a nada menos do que 25 quilos de uvas botritizadas!

Quanto mais puttonyos, mais complexo e denso! Este vinho, por exemplo, tem 75 quilos de puríssimas uvas Furmint, Hárslevelü e Moscato.

Os aromas são puros, distintos, nobres. Casca de laranja, tamarindo, tomilho fresco, mel de acácia. E o paladar? Denso, doce, com acidez de lima da pérsia que a tudo equilibra. Fantástico!

Harmoniza perfeitamente com sobremesas e queijos azuis, como Roquefort e Gorgonzola, e com sobremesas saborosas como torta de nozes ou bolo de frutas.

História

Tokaj-Hegyalja é a primeira e mais bela região vinícola da Hungria. O segredo da região está na boa localização dos vinhedos, a estrutura do solo vulcânico, os raios solares de outono e os efeitos favoráveis do rio Bodrog nas proximidades.

Em 2002, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO elegeu a Região Tokaj-Hegyalja como um marco cultural na Lista do Patrimônio Mundial.

A sobrevivência da tradição vitivinícola nos últimos mil anos justificou que fosse declarada parte do património mundial. Neste contexto, a moderna e reconhecida Grand Tokaji é uma das principais vinícolas da região, e uma das que está recolocando a qualidade da Hungria no roteiro dos amantes do vinho em todo o mundo.

Whats App Message