PAGO DEL VICARIO BLANCO DE TEMPRANILLO 2023
Blanc de Noirs de Tempranillo?! Difícil imaginar, mais difícil ainda esquecer depois de provar pela primeira vez. Recebeu 95 Pontos e Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards 2024. Conheça!
Selos e premiações
- D 95
Harmonize com
- Queijos
- Nuts
Teor Alcoólico
13.00%Temperatura
10.00 °CUva/Corte
- Tempranillo
Sobre o produto
Blanco de Tempranillo é o resultado da curiosidade da vinícola em saber o que a polpa, o coração, da uva nativa pode oferecer.
Este é um Blanc de Noirs de La Mancha, elaborado 100% com uvas Tempranillo que vêm exclusivamente dos vinhedos da propriedade, exibindo o terroir único deste Pago.
Poucas vinícolas estão na seleta lista Vino de Pago, sinônimo de vinhedos únicos e de vinhos de qualidade. Pago del Vicario é uma delas.
O termo, pagus, advindo do latim, significa vilarejo ou pequena propriedade rural. É uma terminologia razoavelmente recente para o mundo do vinho, sobretudo na Espanha.
Um vinho de Pago seria equivalente a um “grand cru”. Na classificação espanhola, está no topo da hierarquia.
Colhidas à mão, pouco antes do tempo certo, para aproveitar a sua expressão máxima de acidez e frescor, e vinificadas com tecnologia de ponta, o resultado é um vinho branco de complexidade, elegância e intensidade.
Encanta os sentidos com aromas de flores amarelas, mel de laranjeira e polpa de jabuticaba madura. Em boca é extremamente delicado e elegante, com excelente acidez e bastante salinidade. É um vinho suculento e irreverente, uma experiência à parte.
Experimente harmonizar com aperitivos, de preferência uma seleção das suas tapas espanholas favoritas ou ostras frescas, apenas com limão espremido.
95 Pontos + Medalha de Ouro - Decanter World Wine Awards 2024
“Morangos radiantes, framboesas e pétalas de rosa brilham e se projetam sobre o frescor vivo do paladar, com uma textura viscosa e um final salino duradouro”.
História
Pago del Vicario situa-se a 600 metros de altitude, nas margens do rio Guadiana. Abrange uma área de 130 hectares de vinhedos, onde predomina a Tempranillo, a uva espanhola por excelência. Garnacha, Graciano, Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot também são cultivados em vinhos tintos; Sauvignon Blanc e Chardonnay nos brancos.
Possui terreno ondulado, com declives decrescentes em direção ao rio. A sua proximidade ao curso de água proporciona-lhe um microclima excepcional, com temperaturas amenas e um grande contraste térmico entre o dia e a noite, o que favorece a síntese de aromas durante a época de maturação das uvas.
Os solos, muito heterogéneos em termos de textura e composição, vão desde franco-arenosos e franco-siltosos, até zonas onde predomina o quartzito, alternando com a ardósia. Este fato proporciona uma grande riqueza de nuances, uma vez que as 29 parcelas em que foi dividido o Pago se ajustam às propriedades de cada tipo de solo. A gestão é individualizada para cada parcela, de acordo com o tipo de vinho a elaborar.