ZARANDA CINSAULT (NATURAL) 2018
Vibrante e complexo, um Cinsault natural de Itata, que festeja o corpo e a alma.
Selos e premiações
Teor Alcoólico
13.00%Temperatura
14.00 °CUva/Corte
- Cinsault
Sobre o produto
Este lindo Cinsault é energia pura! Natural, autêntica expressão desta casta ancestral e do fascinante terroir de Itata.
Itata é bucólica e de clima mais ameno, atenuado pelo rio Itata. Seus solos são de granito com quartzo, suas colinas muito verdes, cobertas por Pinheiros, formando uma paisagem que remete à Toscana.
E neste terroir a história de cepas ancestrais no Chile, plantadas pelos colonizadores espanhóis há séculos, está sendo resgatada, especialmente a partir do cultivo das castas País e Cinsault.
De cor rubi granada bem clarinha, tem uma irresistível complexidade aromática que vai de cânfora a menta, noz moscada e ares de floresta.
Em boca tem ótimo corpo, macio e leve, com cerejas um toque de cranberries, marcado por uma acidez vibrante! Energia boa, sabe? Comprova o prestígio da Cinsault no terroir de Itata. Uma estrela!
Harmoniza perfeitamente com carnes e aves grelhadas, levemente condimentadas, e um delicioso Shawarma de cordeiro ou mignon.
92 Pontos - Guia Descorchados
História
Localizadas no setor Guarilihue, na comuna de Coelemu, no vale do Itata, as origens mais remotas de Viña Zaranda remontam ao início do século XX, quando a família Fuentealba chegou à região. No entanto, após décadas de aprendizado em viticultura, somente em 2011, a Viña Zaranda adquiriu sua forma atual.
As variedades típicas do vale, são a Moscatel de Alejandría, Cinsault e País e estão sob os cuidados da família há décadas. Plantada na encosta das colinas e de montanhas costeiras, a forma com que são gerenciadas praticamente não mudou em séculos, mantendo as práticas usuais de poda, folhagem e manejo de frutas, bem como no que diz respeito à preparação do solo, realizada com o uso de cavalos e bois para o arado e outros animais da fazenda para tarefas agrícolas diversas.
Hoje o chef e sommelier Juan Ignacio, junto com a enóloga Catalina Ugarte, procuram continuar esta arte histórica e implementar novas tecnologias no processo de elaboração de seus vinhos.