ACHAVAL FERRER FINCA ALTAMIRA 2018

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

ACHAVAL FERRER FINCA ALTAMIRA 2018

Considerado por muitos o melhor dos Achaval “single vineyard” expressões de Malbec, com 97 Pontos, a safra de 2018 traz elegância e harmonia à altura!

Selos e premiações

  • JS 97
  • RP 93
  • TA 95
  • V 95

Harmonize com

  • CarnesCarnes

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

14.50%

Descanso

90 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

8.00 °C

Uva/Corte

  • Malbec

Sobre o produto

Achaval sem dúvida é um dos melhores produtores da Argentina e é pelos seus vinhos “single vineyard” que sua fama foi atingida, sua Finca Altamira já conquistou 100 Pontos pelo Suckling e 99 pelo Parker.

Fruto de videiras com mais de 80 anos de idade, algumas das mais velhas e valiosas de Mendoza, este vinho é de uma safra menos quente do que o normal em Mendoza, o que destacaria o frescor do vinho.

Contrariando expectativas, esta safra de 2018 entrega um delicioso núcleo de fruta preta em compota e camadas de aromas herbáceos, florais, notas amadeiradas que ainda vão evoluir lindamente com o tempo.

Em taça se mostra um rubi brilhante com um centro de roxo profundo. Com poucos minutos na taça pode esperar amoras em compota, flores como a violeta, tabaco, pedra quebrada.

Em boca o vinho mostra uma acidez vivaz e brilhante, ótimo sinal para evolução futura na garrafa. Sabores concentrados de mirtilos bem maduros, amoras, frutos silvestres, mineralidade, traços salinos e uma doçura sutil dão lugar a taninos envolventes e leves, de altíssima qualidade, um veludo nas bochechas.

O equilíbrio é excelente. O vinho passou por 12 meses em carvalho francês novo e a madeira se evidencia mas de maneira harmoniosa, os 4 anos em garrafa ajudaram muito para deixar o vinho macio bem integrado.

A safra de 2018 é assinada com propriedade por Gustavo Rearte, sucessor de Roberto Cipresso, grande produtor Italiano que levou a Achaval à fama.

Harmonizar com filet mignon, carré de cordeiro ou ragu de osso buco.


97 Pontos - James Suckling

Bela pureza de frutas aqui com amoras, cerejas pretas e tons violetas. Encorpado com camadas de frutas, taninos finos e um final saboroso. Suculento e cremoso ao mesmo tempo. Delicioso agora, mas melhor depois de 2023.

95 Pontos - Tim Atkin

Plantada em 1950, a Finca Altamira fica na parte mais antiga do Paraje Altamira, ao sul do canal. Mostrando o giz de seu terroir, este é um Malbec sério, estruturado e perfumado com frutas vermelhas picantes, carvalho fino, taninos de filigrana e um final brilhante e refrescante.

95 Pontos - Vinous

O Malbec Finca Altamira 2018 de Achaval Ferrer vem de Paraje Altamira, Vale do Uco e foi envelhecido por 12 meses em barricas francesas. De cor vermelho granada escuro, o nariz complexo apresenta ameixas maduras com notas de geleia, ervas do campo, violetas e hortelã sobre aromas suaves do processo de envelhecimento. Tabaco e cedro realçam os sabores do terroir. Na boca, é cheio de sabor com um fluxo suculento e descontraído, seguido de taninos de chegada tardia que se juntam ao frescor para dar energia e caráter. O 2018 é um tinto intenso, mas detalhado, com um caráter complexo de frutas e licores que termina com um final de boca ousado.

93 Pontos - Robert Parker

Eu esperava uma maturação mais contida e um perfil mais fresco no Malbec Finca Altamira 2018, mas encontrei frutas muito maduras, muitas ervas mediterrâneas e muitos aromas e sabores de carvalho dos 15 meses que o vinho passou em novíssimos 160 e 225 litros Barricas de carvalho francês. Além disso, os vinhos são fermentados com anos selecionados, o que acho que pode torná-los mais semelhantes entre si. Apesar de tudo, este é o melhor dos engarrafamentos de vinha única, e a assinatura do local parece ser mais forte, apesar da alta maturação e farto carvalho que encontrei no vinho.

História

A Achaval Ferrer foi fundada em 1998 no distrito de Perdriel, região de Luján de Cuyo (província de Mendoza), por seis amigos sonhadores e apaixonados por vinho, comandados por Santiago Achaval. Dois princípios fundamentais regem os objetivos da bodega: a busca pela qualidade em todos os seus vinhos e o respeito pelo terroir.

A direção técnica há 15 anos ficou nas mãos do sócio italiano Roberto Cipresso, um dos mais respeitados e requisitados enólogos do mundo na atualidade. Especialista em vinhos de pequena produção e alta qualidade, Cipresso, com sua visão aguda e intuitiva, tem levado a bodega a interpretar de maneira brilhante os terroirs de seus vinhedos.

Apesar de muito jovem, a Achaval Ferrer já é considerada uma das melhores vinícolas das Américas. Seu Finca Bella Vista 2010 foi o primeiro vinho Argentino a figurar entre os Top 10 da revista Wine Spectator, seu AltaMIra já conquistou 100 Pontos pelos críticos.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message