BODEGA NORTON “ALTURA” WHITE BLEND 2020

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

BODEGA NORTON “ALTURA” WHITE BLEND 2020

Um belíssimo e incomum blend de uvas brancas cultivadas nas encostas da Cordilheira dos Andes!

Selos e premiações

  • GD 93
  • JS 91

Harmonize com

  • VegetarianosVegetarianos
  • Frutos do marFrutos do mar
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Tempo de Barrica

6 meses

Temperatura

12.00 °C

Uva/Corte

  • Semillon
  • Gruner Veltliner
  • Sauvignon Blanc

Sobre o produto

A linha “Altura”, da Bodega Norton, recebe esse nome porque é elaborada sempre com frutos de vinhas de altitude. A Bodega Norton possui cinco vinhedos espalhados pelos principais terroirs de Mendoza, no sopé da Cordilheira dos Andes, todos dentro de uma zona privilegiada.


A qualidade dos vinhos não é definida apenas pela localização geográfica, mas também pela idade de suas videiras. A idade média dos vinhedos é de 30 anos, mas a Bodega também conta com um alto número de vinhas com mais de 80 anos de idade.


O enólogo David Bonomi, que assina os vinhos da Norton e foi eleito melhor enólogo da Argentina em 2020, foi buscar nos vinhedos de San Pablo, de altitude de 1450 metros, nas encostas da Cordilheira, e Altamira, a 1900 metros acima do nível do mar, as condições especiais para produzir este belíssimo e incomum Blend de uvas brancas. O vinho foi elaborado a partir de um corte de 50% Sauvignon Blanc e 20% Grüner Veltliner de San Pablo e 30% Semillon de Altamira.


Apenas o Sauvignon Blanc passou por estágio em barricas de carvalho francês de segundo uso, por 6 meses, enquanto o restante do vinho fermentou apenas em ovos de cimento. Enquanto a Sauvignon Blanc e a Grüner se destacam em notas de ervas e acidez vibrante, a Semillon oferece textura e frescor.


No nariz se apresenta extremamente refrescante, com notas florais de camomila e também capim limão, em um fundinho que remete a eucalipto. Em boca é impecável, super vertical, com acidez mineral e cítrica. Tem corpo leve e é extremamente refrescante. Pronto para ser apreciado hoje, este vinho vai continuar evoluindo na guarda até, pelo menos, 2026.


Perfeito para harmonizar com risoto de limão siciliano, saladas que levam queijo de cabra e nozes ou tapas de frutos do mar. 93 Pontos - Guia Descorchados 91 Pontos - James Suckling

História

A história da Norton começa em 1895, quando o engenheiro Edmund James Palmer Norton chegou de Edimburgo, Escócia, a Mendoza, para trabalhar na ferrovia que iria cruzar a cordilheira até o Chile. Chegou, firmou família, ficou.


A esposa, Mariana Mirtez, vinha de uma família de produtores de uvas em Luján de Cuyo, e após o casório, Edmund resolveu aplicar seus conhecimentos em engenharia para aprimorar os vinhedos. Poucos anos depois, em 1900, nasce a Bodegas Norton.


Em 2015 Bodega Norton completou 120 vindimas e está consolidada como uma das marcas mais exportadas da Argentina para o mundo. Moderna, plantada no coração de Luján, é uma das gigantes de Mendoza.

Whats App Message