ANTOINE OLIVIER SANTENAY LE BIEVAUX L'AIR DE RIEN 2019

Borgonha, França
Borgonha, França

ANTOINE OLIVIER SANTENAY LE BIEVAUX L'AIR DE RIEN 2019

Um surpreendente Chardonnay de Santenay, cheio de classe e elegância, com muita complexidade olfativa e ao paladar.

Selos e premiações

  • S 94

Harmonize com

  • MassasMassas
  • PeixesPeixes
  • Frutos do marFrutos do mar

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Santenay é uma comuna da Borgonha majoritariamente famosa por seus vinhos tintos extremamente elegantes e com alto nível de complexidade, elaborados a partir de uvas Pinot Noir.

É lá que Antoine Olivier, terceira geração de uma tradicional família de vignerons, resolveu focar todos os esforços da produção do seu Domaine em vinhos brancos de qualidade sem igual, tornando-se o maior produtor de vinhos brancos da comuna.

As vinhas que originaram esse 100% Chardonnay são cultivadas em um único vinhedo da família, que leva o nome de 'Le Bievaux l'air de Rien'. Apenas um dos melhores de Santenay para Chardonnay, onde as características do solo são muito próximas às de vários Grand Crus da Côte de Beaune. O microclima específico da região oferece condições ideais para produzir vinhos complexos.

O vinhedo é cultivado de forma sustentável e orgânica, embora não seja certificada. Algumas práticas biodinâmicas também são seguidas.

As uvas são colhidas à mão e cuidadosamente selecionadas antes da vinificação, para depois serem levemente prensadas e depois transportadas para os barris onde ocorre a fermentação com leveduras naturais.

O vinho foi mantido em suas borras finas e passou por bâtonnage, para conferir textura e complexidade. A fermentação maloláctica ocorreu em barrica, onde todo o vinho estagiou durante 12 meses. Foram usadas barricas tradicionais da Borgonha de 228 litros, das quais 25% eram de carvalho novo. O vinho foi então transferido para tanques de aço inox onde permaneceu por mais seis meses antes de ser engarrafado.

Em taça apresenta cor amarela com reflexos dourados e possui um buquê aromático que seduz pela sua diversidade e complexidade. Pode esperar frutas secas, especiarias, grama recém cortada, mineralidade de pedra quebrada e depois brioche amanteigado. O paladar, agrada pelo equilíbrio entre frescor abundante e acidez vivaz., com grande persistência e evolução em boca.

Pense em harmonizar com lagostim ou um nhoque de trufa e redução cremosa de peixe com manteiga de crustáceos.

94 Pontos - Sonoma Market

História

Fundado no final dos anos 1960, o Domaine Olivier teve origem nas poucas vinhas deixadas por Antoine Moreau-Chevalier para seu neto Hervé, pai de Antoine. Ao adquirir vinhas e novas plantações, a propriedade estendeu-se primeiro em Santenay, depois em Savigny-les-Beaune, Pommard e, mais recentemente, Rully.

Durante o desenvolvimento da vinícola, os Oliviers se esforçaram para reviver e cultivar antigos terroirs, historicamente conhecidos pela produção de vinhos brancos Santenay. Estas parcelas, abandonadas há quase um século por alguns, permitiram a produção de vinhos brancos que agora estão entre os vinhos mais famosos da Borgonha. Graças a esta especificidade, Antoine Olivier é hoje o principal produtor de vinhos brancos da região.

Desde 2003, Antoine substituiu seu pai e administra a propriedade. Ele aplica todos os dias o seu trabalho e paixão respeitando as suas convicções e lema: “trabalhar muito, produzir grandes vinhos e gostar de fazê-lo!”

Reserve um tempo para descobrir suas incríveis criações, onde os vinhedos de Chardonnay e Pinot Noir são usados com total respeito ao meio ambiente, e o prazer é a regra!

Whats App Message