CARMES DE RIEUSSEC 2015 SAUTERNES (750ML)

Bordeaux, França
Bordeaux, França

CARMES DE RIEUSSEC 2015 SAUTERNES (750ML)

Sauternes entrega uma complexidade em boca que surpreende até os mais experientes degustadores. Por isso é considerado, junto com o Tokaji 5 e 6 Puttonyos da Hungria, o mais nobre vinho de sobremesa do mundo.

Selos e premiações

  • AG 93
  • JS 93
  • RP 91
  • WE 92
  • WS 90

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

0.00 °C

Uva/Corte

  • Semillon
  • Sauvignon Blanc

Sobre o produto

Sauternes entrega uma complexidade em boca que surpreende até os mais experientes degustadores. Por isso é considerado, junto com o Tokaji 5 e 6 Puttonyos da Hungria, o mais nobre vinho de sobremesa do mundo.


O Château Rieussec é um dos grandes produtores de Sauternes, classificado como Grand Cru Classé pelo Imperador Napoleão Terceiro, distinção reservada apenas para as propriedades que possuem os melhores terroirs de Bordeaux. Hoje é comandada pela família Lafite Rothschild.


Seu vinho em 2015 foi composto por 87% Semillón, 7% Sauvignon Blanc e 6% Muscadelle.


Ao dar 93 Pontos, Antonio Galloni o descreveu como “uma jóia, prazer puro, absolutamente delicioso, com incrível profundidade nas camadas de casca de laranja, menta, abacaxi, jasmim e leve mel.”


Segundo o Neil Martin, da Wine Advocate na época, oferece “um lindo buquê de coalhada de limão, mel e damasco que parece ter ganhado um pouco mais de vivacidade desde que eu o provei do barril. O paladar é viscoso na entrada: damasco, caroço de laranja, tangerina e toques de nougat, doçura de fruta cítrica cristalizada também, mas a acidez mantém tudo em equilíbrio. Excelente!”


Recomendamos servir sozinho no final da refeição ou harmonizar com queijo azul, um gorgonzola, stilton ou roquefort de alta qualidade ou queijo de cabra Azul do Bosque, (uma delícia produzida no interior de São Paulo). O salgado do queijo e a doçura do Sauternes fazem uma excelente harmonização por contraste.


93 Pontos - Antonio Galloni 92 Pontos - Neil Martin (Wine Advocate)


91 Pontos - Robert Parker


90 Pontos - Wine Spectator

Conheça outros rótulos de Vinhos de Sobremesa.

História

No século XVIII, a propriedade de Rieussec pertencia aos monges carmelitas de Langon. O confisco da propriedade durante a revolução levou à sua venda pública por volta de 1790, como um “objeto de herança nacional” para o Sr. Marheilhac, proprietário na época do Château La Louvière em Léognan. Para a classificação de 1855, a qualidade dos solos do Rieussec levou o Château a ser rankeado como 1°er Grand Cru Classé Sauternes e Barsac. O Château Rieussec foi adquirido pela Domaines Barons de Rothschild (Lafite) em 1984. A propriedade hoje consiste em 110 hectares, dos quais 68 eram de vinha. Para melhorar o potencial do Château Rieussec, foram implementadas medidas rigorosas, incluindo a triagem meticulosa das uvas e a fermentação em barris, o que proporciona uma seleção muito mais fina para a mistura do Grand Vin. Em 2004 o Château Rieussec Sauternes foi elegido “Vinho do Ano” pela Wine Spectator.
Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message