CHATEAU LES CARMES HAUT-BRION PESSAC-LÉOGNAN 2018 - PRÉ-VENDA
CHATEAU LES CARMES HAUT-BRION PESSAC-LÉOGNAN 2018 - PRÉ-VENDA
100 Pontos para “um verdadeiro irmão gêmeo de uma grande safra de Haut-Brion”. Belíssima criação de Guillaume Pouthier, destinado à adega dos maiores colecionadores!
Selos e premiações
- D 98
- JD 100
- JS 97
- V 97
Harmonize com
- Carnes
- Queijos
Teor Alcoólico
13.75%Descanso
90 minTemperatura
18.00 °CUva/Corte
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Merlot
Sobre o produto
* Venda Antecipada, detalhes no final
Les Carmes de Haut-Brion é o 1º Vin da propriedade que é uma verdadeira jóia de Pessac-Léognan. Na safra 2018, o vinho chegou à perfeição, sendo classificado com 100 Pontos Jeb Dunnuck. O crítico avaliou o vinho com nota máxima e exclamou: “Um verdadeiro irmão gêmeo de uma grande safra de Haut-Brion”. Bravo!
Em 2018, foi elaborado pelo experiente enólogo Guillaume Pouthier a partir do corte de Cabernet Sauvignon (34%), Cabernet Franc (27%) e Merlot (29%), envelhecidas em carvalho (75% em barricas novas e 16% em tonéis grandes) e ânforas (9%) por 22 meses.
O resultado é simplesmente impecável. Do rubi profundo, que quase tinge a taça, exalam aromas complexos e sedutores de groselhas negras, amora, mirtilo, sálvia, menta, peônias, violetas secas, alcaçuz, tabaco defumado, mocha, chocolate, terra úmida, trufa, couro novo, grafite, ferro fundido, carvão, iodo…
No paladar, o vinho é igualmente sofisticado, mas oscila entre intensidade e delicadeza. Tem corpo médio, taninos marcantes e acidez acentuada - é elegante por essência -, com sabores absolutamente etéreos e complexos. Um vinho para apreciar lentamente e acompanhar sua evolução.
Com apenas cinco anos de guarda, já entrega prazer imediato e, após 90 minutos no decanter, continua se abrindo. Ficamos ansiosos para prová-lo daqui a 8 anos, quando vai chegar em seu auge (mas é certo que vai evoluir bem pelas próximas três décadas na adega).
Se abrir agora, não deixe de decantá-lo e servi-lo ao lado de um carré de cordeiro, ossobuco com polenta trufada ou risoto de parmesão finalizado com trufas frescas.
100 Pontos - Jeb Dunnuck
O Château Les Carmes Haut-Brion 2018 é uma estrela do mundo dos vinhos e é feito do corte preciso de 37% Cabernet Franc, 34% Cabernet Sauvignon e 29% Merlot, que foi envelhecida em 80% de carvalho francês novo. Apresenta uma cor vermelho-rubi profunda e um bouquet emocionante de groselhas negras, tabaco defumado, chocolate, violetas, terra úmida e trufa, e atinge o paladar com um estilo encorpado, porém quase subestimado, que carrega taninos maduros e maleáveis, quantidades deslumbrantes de frutas pretas defumadas e uma textura envolvente, camadas e multidimensional que o fazem voltar para a taça. Um verdadeiro irmão gêmeo de uma grande safra de Haut-Brion, está longe de ser inacessível hoje, mas precisa de 7-8 anos de envelhecimento em garrafa para que os fogos de artifício amadureçam e terá mais de 50 anos de longevidade! Parabéns a Guillaume Pouthier por criar uma beleza mágica, harmoniosa e única!
99 Pontos - Wine Cellar Inside
Aromaticamente, esta beleza começa com uma variedade de flores recém-colhidas, frutas vermelhas e pretas escuras e esfumaçadas, alcaçuz, ervas, terra molhada, caixa de charuto, folha de floresta e rochas salgadas esmagadas. De cor profunda, concentrado, encorpado, elegante, macio, refinado e puro no paladar, o final contínuo se estende com camadas de frutas frescas, maduras, doces e texturizadas de forma sensual. O vinho é uma combinação de 37% de Cabernet Franc, 34% de Cabernet Sauvignon e 29% de Merlot, com 13,75% de teor alcoólico. Este vinho tem o potencial de envelhecer e evoluir com facilidade por 2-3 décadas.
98 Pontos - Decanter Magazine
A corrida do Les Carmes Haut-Brion continua em 2018. Mais uma vez, ele se destaca por várias razões: não apenas devido à alta proporção de Cabernet Franc, mas também porque é feito com 53% de fermentação de cachos inteiros - uma escolha audaciosa do enólogo Guillaume Poutier e que se revela imensamente em termos de equilíbrio e estrutura muscular enxuta. Mesmo sem conhecer a história por trás da garrafa, seria difícil passar por este vinho. Ele tem uma intensidade óbvia, mas à medida que você o degusta, a suavidade e a acessibilidade dos taninos se tornam evidentes, ajudados pelo convite de notas florais no aroma, com toques de peônia e violeta. As frutas negras que percorrem o paladar são densas, mas sedosas e sedutoras - isso se deve ao maior teor de Cabernet do que o usual, devido aos desafios da safra. O paladar pulsa, alternando entre riqueza e delicadeza, parecendo ser habilmente tratado. Você sente que pode relaxar - eles têm tudo sob controle! Inevitavelmente, ele fechará um pouco nos próximos anos, mas até lá você poderá decantá-lo e aproveitá-lo plenamente.
97 Pontos - James Suckling
Essência de fruta negra aqui, oferecendo aromas de amora e mirtilo com notas de flores secas e alcaçuz. Pedras esmagadas e um toque de iodo, assim como nozes. Paladar encorpado que se abre e oferece uma sensação envolvente de taninos finos e cremosos. Alguma fermentação com bagas inteiras. Um vinho especial com elegância e complexidade. Experimente após 2026, mas já está muito em sintonia.
97 Pontos - Vinous
O Les Carmes Haut-Brion 2018 é uma maravilha total, assim que era no barril. Elevando em sua intensidade aromática, Les Carmes ofusca desde o primeiro gole. Tinta de frutas vermelhas, mocha, couro novo, alcaçuz, flores secas, sálvia e menta envelopadas em todos os sentidos. Hoje, o 2018 parece ligeiramente fechado, mas o tempo libera nuances de energia aromática em camadas. Cabernet Franc interpreta o papel principal, inusual para essa sub-região de Bordeaux. Franc aromática e saborosa, resultado de uma quantidade razoável de cachos inteiros emprestando energia, mas também uma sensação de riqueza sem peso que é especialmente sedutora. Isso é uma obra-prima do Les Carmes Haut-Brion e do Diretor Técnico Guillaume Puthier.
* Uso de cupom não é válido para essa oferta
* A venda antecipada do Sonoma Market permite trazer vinhos raros em pequenas quantidades e oferecê-los a valores extremamente atraentes. Não é possível garantir uma data de entrega. Estimamos que a entrega aconteça último trimestre de 2023/primeiro trimestre de 2024.
História
Jean de Pontac, Lorde de Haut-Brion, doou parte de seu terreno para irmãs carmelitas em 1584. Foi assim que começou a história do Les Carmes de Haut-Brion, vizinho menos conhecido do Haut-Brion e La Mission de Haut-Brion, mas que desfruta de terroir muito semelhante em Pessac-Léognan, margem direita de Bordeaux. O château é uma jóia da região, um verdadeiro achado.
A propriedade foi confiscada durante a Revolução Francesa e depois adquirida por Léon Colin em 1840, seguindo sob a gestão de sua família até 2010, quando mais recentemente foi adquirida por Patrice Pichet. Pichet foi responsável por expandir as áreas de vinhedos e realizar diversas melhorias nas instalações e nos vinhedos, implementando técnicas mais modernas e levando os seus vinhos ao ápice.