CASA SETARO MUNAZEI LACRYMA CHRISTI DEL VESUVIO DOC ROSSO 2020
Lágrimas de Cristo? Lendário e misterioso, um patrimônio da viticultura da Campania e da Itália, aos pés do monte Vesúvio. Descubra!
Harmonize com
- Carnes
- Massas
Teor Alcoólico
13.00%Descanso
7 minTemperatura
16.00 °CUva/Corte
- Piedirosso
Sobre o produto
Lágrimas de Cristo no Vesúvio? De Aristóteles a Baco, uma lenda mencionada em “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, em “Cândido”, de Voltaire, e por tantos outros autores e personagens.
E, claro, também pelos napolitanos. Segundo eles, ao ser expulso, Lúcifer teria roubado um pedaço do paraíso para criar o Golfo de Nápoles, antes de ser tragado para o inferno no local onde se formou o monte Vesúvio. Assim, ao se dar conta do furto, Jesus teria chorado e vertido lágrimas naquele lugar, onde vieram a nascer as videiras que dão origem aos vinhos Lacryma Christi.
Lendário, misterioso e muito famoso na região, entrega excelente tipicidade do solo vulcânico do Parque Nacional do Vesúvio, hoje uma Reserva da Biosfera da UNESCO.
Este lindo tinto amadureceu em aço inoxidável por 6 meses e posteriormente mais 3 meses em garrafa antes de deixar a adega da propriedade.
Com excelente tipicidade, encanta com aromas de amoras frescas, iogurte de morango e um toque animalesco e selvagem.
Em boca traz a presença da fruta madura com um toque salino e mineral. Equilibra a boa acidez com taninos marcantes que nos faz lembrar a Aglianico, assim como a Piedirosso, outra uva autóctone da região. Voluptuoso, robusto e delicioso!
Combina muito bem com arte e história, com a suculência de carnes vermelhas grelhadas e o sabor intenso de uma rabada com polenta e agrião.
História
A Casa Setaro está localizada em Trecase, na província de Nápoles, no Parque Nacional do Vesúvio, que desde 1995 é uma Reserva da Biosfera da UNESCO. Massimo Setaro, assistido por sua esposa Mariarosaria, reúne o patrimônio vitivinícola das gerações que o precederam.
Uma história que combina três elementos: o solo vulcânico, o clima do Golfo de Nápoles e o meticuloso savoir faire de uma família empenhada em transmitir o amor e o respeito pela viticultura de pai para filho, valorizando e preservando as castas autóctones da região.
São 10 hectares de vinhedos que sobem as encostas vulcânicas do Vesúvio, feitas de lapilli e pedra de lava. Neste terroir instigante florescem as uvas Falanghina, Aglianico e Piedirosso, além da raríssima Caprettone, matéria-prima do vinho branco Lacryma Christi e de um inovador espumante elaborado pelo método tradicional.