ADEGA DE BORBA CASTELO DE BORBA RESERVA BRANCO ALENTEJO 2020
Um excelente vinho branco Reserva Alentejano que esbanja cremosidade. Muito especial!
Selos e premiações
- AD 91
Harmonize com
- Peixes
- Comidas Asiaticas
- Frutos do mar
Teor Alcoólico
13.00%Descanso
30 minTemperatura
12.00 °CUva/Corte
- Roupeiro
- Antão Vaz
- Arinto
- Viognier
Sobre o produto
Este é um branco de excelência diretamente do D.O.C Alentejo!
Elaborado pela reconhecida Adega de Borba, foi feito a partir de um blend de uvas brancas: Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Viognier, que conferem um destacado caráter aromático.
Em seu processo de vinificação, o Castelo de Borba Reserva Branco passa por um estágio ligeiro e parcial em barricas de carvalho francês e americano com “batônnage sur lies”, que confere estrutura e untuosidade ao vinho.
Dourado intenso na taça, apresenta aromas intensos de cera de abelha, favo de mel e marmelo. Parece até um vinho envelhecido tamanha complexidade no nariz.
Na boca, se mostra um vinho com expressivo e sutil, diferente dos seus irmãos alentejanos. Cera de abelha se repete, trazendo junto nuances de melão, marzipan, flores brancas e um lindo lado amendoado. Estruturado, harmonioso e equilibrado, com lindo final em boca, estrela da nossa degustação.
É uma ótima harmonização para frutos do mar, ceviches e até mesmo um pad thai.
91 Pontos - Revista Adega - Branco composto a partir de uvas Antão Vaz, Arinto, Roupeiro e Viognier, cultivadas em solos argilo-calcários e de xisto, com estágio parcial em barricas de carvalho americano e francês, durante curto período de tempo. Cativante nos aromas e nos sabores, é bem feito em seu estilo de maior madurez de frutas brancas e de caroço, seguidas de notas florais, de ervas secas e de especiarias doces, com sua pulsante acidez e sua textura firme e cremosa trazendo equilíbrio ao conjunto. Tem final cheio e persistente, com toques cítricos, de pêssegos, de frutos secos, de camomila e de mel.
História
A Adega Cooperativa de Borba é a mais antiga cooperativa do Alentejo, tendo sido criada em 1955. Foi fundada por 12 viticultores da região, inconformados com os baixos preços que os negociantes ofereciam pelos seus vinhos e com as misturas a que os sujeitavam, depreciando-lhes a qualidade e a imagem do Alentejo.
Foi o primeiro produtor de vinho a colocar no mercado um VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada) com uma designação alentejana.
Hoje, a Adega de Borba reúne atualmente 270 viticultores associados que cultivam cerca de 2.220 hectares de vinha distribuídos por 70% de castas tintas e 30% de castas brancas, com uma produção anual de 10 milhões de litros de vinho, comercializados para 35 países.